O Clube de Desportos da Maxaquene, campeão da II Divisão – Fase da Cidade de Maputo, e o Estrela Vermelha carimbaram o passaporte para a Finalíssima da Poule de Apuramento ao Moçambola, referente à Região Sul do país.
Por Artur Manhique
À entrada para a última e decisiva jornada da Série B, Maxaquene e Incomáti de Xinavane estavam empatados com 10 pontos, mas com vantagem para os “açucareiros” no confronto direto. Assim, os “tricolores” precisavam vencer e torcer por um deslize do Incomáti.
E o desfecho acabou por sorrir ao histórico emblema nacional: o Incomáti não foi além de um empate sem golos diante do Clube de Chibuto, enquanto o Maxaquene cumpriu a sua parte ao vencer os Barões de Massinga por 2–1.
Com este resultado, os “tricolores” fecharam a Série B com 13 pontos, dois a mais que a formação orientada por Edson Mavundja, que volta a ver frustrada a ambição de regressar ao principal escalão do futebol nacional — depois de, na época passada, ter sido afastada pelo Desportivo da Matola.
Na Série A, o Estrela Vermelha confirmou o favoritismo ao receber e derrotar o Bila Shopping por 2–0. Skaba e Katson foram os autores dos golos da turma comandada por Caló, que volta à decisão da Poule de Apuramento pelo segundo ano consecutivo — desta vez ao serviço dos “alaranjados”, após ter conduzido o Desportivo da Matola ao Moçambola na época anterior.
De recordar que nós últimos dois confrontos entre Maxaquene e Estrela Vermelha referentes ao Campeonato da Cidade de Maputo, os “tricolores” levaram a melhor fora de portas ao vencer por 2-0, com o segundo encontro a terminar com um empate a zero. (LANCEMZ)










