A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) declarou oficialmente, esta quinta-feira, 18 de Dezembro, o fim antecipado do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola 2025, quando ainda restavam 19 jogos por disputar. Em comunicado de imprensa, a entidade organizadora da prova explica que a decisão resulta das dificuldades financeiras e administrativas que tem enfrentado, particularmente no que diz respeito ao pagamento das deslocações aéreas das equipas, inviabilizando a realização das jornadas em falta.
Por Artur Manhique
“Esta decisão vem no âmbito das dificuldades financeiras e administrativas que a Liga Moçambicana de Futebol enfrenta no que concerne ao pagamento das deslocações aéreas das equipas para a realização dos jogos”, lê-se no comunicado.
A LMF sustenta ainda que o encerramento da época foi igualmente influenciado pelo término do calendário desportivo da Federação Moçambicana de Futebol, fixado para 20 de Dezembro de 2025, bem como pelo fim dos contratos de vários jogadores com os seus clubes, que expiram a 30 de Novembro do corrente ano, factores que, segundo a Liga, “não deixam espaço para a continuidade das jornadas em falta”.
Na sequência deste desfecho, e de acordo com a classificação actual, a União Desportiva do Songo surge como virtual campeã nacional, enquanto Textáfrica de Chimoio, Desportivo de Nacala e Desportivo da Matola ocupam os lugares de despromoção.
No mesmo comunicado, a LMF reconhece que a época 2025 foi atípica e assegura que, em coordenação com os seus parceiros, irá trabalhar na definição de um modelo mais sustentável para o Moçambola 2026, tendo em conta a actual conjuntura do país. (LANCEMZ)










