desporto mocambicano

Tamara Seda reforça jogo interior do Hozono Global Jairis da Liga Endesa de Espanha

  • 673

A pivô moçambicana Tamara Seda vai ser jogadora do Hozono Global Jairis, equipa recém-promovida à Liga Profissional Feminina do Basquetebol Espanhol – Liga Endesa, segundo anunciou recentemente o clube da região de Múrcia.

Tamara Seda chega para reforçar o interior de jogo da equipa do Jairis e ser uma das referências na área pintada do garrafão num campeonato que exige um grande nível físico. “Sem dúvida, a presença de um 'centro' comprovado e experiente nesta liga oferece muitas garantias para enfrentar a nossa estreia”, escreve o clube sobre a contratação internacional moçambicana.

Seda (de 27 anos, 1'93 metro) é oriunda do Kutxabank Araski, equipa em que disputou as últimas três épocas, actuando ao mais alto nível, sendo a melhor marcadora (744 pontos) e ressaltadora (547) da equipa de Vitória. 

“Ela é uma jogadora de grande porte, muita mobilidade e muito decisiva perto do cesto. Ela se destaca pelo seu poder de ressalto, tanto na defesa quanto no ataque. Comprometimento, luta e camaradagem são alguns dos valores que Seda trará para a equipe, sempre colocando o interesse da equipe à frente dos seus”, referiu Lucas Fernández, treinador da equipa do Hozono Golobal Jairis.

Nas palavras do técnico Lucas Fernández, “Tamara vem para somar sua experiência, jogando de costas para o aro, capacidade de ressalto, junto com a solidez por ter sido uma jogadora importante no campeonato nos últimos anos lhe dá. Muito feliz em adicionar mais uma peça e feliz por ela se juntar ao nosso projeto”.

Seda teve um registo, em 2021, de 214 pontos (média de 7,6 por jogo), 172 ressaltos dos quais 116 defensivos e 56 ofensivos (média de 6, 1 /jogo) 15 roubos de bola e 63 “turnovers” em 28 jogos (685:07 minutos na quadra, uma média de 24:28/jogo).

A melhor ressaltadora dos “Afrobaskets” 2019 e 2021 converteu 94 em 199 lançamentos de campo (47,2%), 25 em 33 na linha de lances livres (75,8% de aproveitamento) e um em quatro nos tiros exteriores que não são o seu forte (25%).

Tamara só se juntará ao novo clube entre finais de Agosto e início de Setembro, para preparar a presença na Liga Feminina Espanhola que inicia na primeira semana de Outubro, pois a 5 desse mês arranca a fase regular da Liga Endesa que se vai prolongar até 15 de Abril do próximo ano. Entre entre 20 de Abril e 11 de Maio vao ter lugar os “play-off’s” da prova.

Ingvild, Tamara e Onélia lutam pelo título angolano

O 1° de Agosto, das moçambicanas Tamara Seda e Onélia Mutombene, e o Grupo Desportivo Academia de Malanje defrontam-se, a partir das 13 horas desta sexta-feira, no pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, para a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Angola de basquetebol sénior feminino (Grupo A). 

 

A formação de Luanda, detentora do troféu, terá pela frente uma adversária que se estreia em prova do género que este ano contará com a participação de dez equipas divididas em dois grupos.

 

A ronda inaugural compreende ainda os jogos do Grupo A entre o GD Maculusso-Interclube B, igualmente no pavilhão Victorino Cunha (15h00).

 

Neste embate, todo o favoritismo é atribuído ao conjunto do Maculusso, com vasta experiência em campeonatos do género. Tem-se também em conta que a equipa B da Polícia Nacional estreou-se apenas na edição passada. 

 

Na série B, para primeira jornada, jogam Recreativo Labomba-1° de Agosto Academia (17h00) e a vice-campeã Interclube (da moçambicana Ingvild Mucauro) -Formigas do Cazenga (18h). As duas partidas disputam-se no Victorino Cunha. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .