O Clube Ferroviário de Maputo regressou aos trilhos ao vencer por 2-1 o AS Fanalamanga de Madagáscar, na tarde desta sexta-feira, 26 de Setembro, na Arena Lalgy, em Tchumene.
Por Neyma Dos Santos
Após o empate (1-1) no jogo da primeira mão realizado no Estádio Nacional do Zimpeto, no dia 21 do mês corrente, a equipa Locomotiva teve e aproveitou a oportunidade de decidir a eliminatórias para a Liga dos Campeões Africanos em território nacional devido a ausência de um campo autorizado pela CAF para acolher jogos internacionais da equipa Malgaxe.
Na primeira parte da partida, o AS Fanalamanga começou mais dominador e ousado e lançou -se ao jogo em busca do golo que surgiu aos 18 minutos por intermédio de Onja Andrianina, num momento de falha defensiva a surgir sozinho e a rematar para o fundo da baliza de José Guirrugo, guarda-redes Locomotiva. Com o placar a seu favor, a formação Malgaxe continuou a dominar a partida diante de um Ferroviário de Maputo que parecia estar perdido em campo e não conseguia encontrar o caminho para o golo.1-0 foi o resultado até ao fim da primeira parte.
NO NOSSO YOUTUBE
No regresso para a segunda metade do embate, os Locomotivas da capital continuaram à busca incansável pelo golo do empate que surgiu graças as substituições realizadas no arranque da segunda parte, com Ernesto Manjaze a saltar do banco de suplentes e a fazer assistência da área lateral esquerda para o golo de Celso que estava no centro da grande área aos 89 minutos. Com o jogo empatado e motivado pelo apoio dos seus adeptos, o Ferroviário de Maputo cresceu no jogo e quando se estava a escassos minutos do tempo de compensação, surge Telinho a fazer o passe para Celso que sem o mínimo de hesitação rematou para a baliza do guarda-redes do AS Fanalamanga, fazendo o 2-0 aos 91 minutos.
Com esta vitória, os Locomotivas da capital passam para a fase seguinte da pré -eliminatória de acesso à Liga dos Campeões Africanos e medirão forças com o vencedor do jogo entre o Primeiro de Agosto de Angola e o AS Otoho da República Democrática do Congo previsto para domingo, 28 de Setembro.
Questionado acerca da vitória da sua equipa , Carlos Manuel, treinador do Ferroviário de Maputo apontou que apesar das dificuldades que surgiram durante o jogo, sempre se manteve optimista sobre o triunfo dos seus jogadores.
"Era importante continuar com aquela força, porque a qualquer momento o golo poderia aparecer. Quem joga bem está sempre próximo de ganhar e o jogo só termina quando o árbitro apita. Quero dar os parabéns a equipa, não é fácil jogar contra o AS Fanalamanga na primeira mão já havíamos tido dificuldades e nesta segunda mão mostrou ser uma equipa com qualidade e criou -nos situações complicadas, mas conseguimos controlar. Os jogadores estão de parabéns porque foram brilhantes,foram verdadeiros heróis e esta vitória dedica-se plenamente a eles pelo esforço que fizeram", afirmou Carlos Manuel, treinador do Ferroviário de Maputo.
Por seu turno, o treinador do AS Fanalamanga, Etienne Liva, declarou que está orgulhoso pela prestação da sua equipa visto que é composta maioritariamente por jogadores jovens sem experiência em competições internacionais.
" Eu acho que nós representamos bem o nosso país a nível internacional, visto que ganhamos experiência ao enfrentar uma grande equipa de Moçambique principalmente em aspectos técnicos. A reacção nos últimos 15 minutos do jogo mostra que o Ferroviário de Maputo é uma equipa organizada a nível grupal. Parabenizo-os porque venceram e são uma equipa mais experiente que a nossa", apontou o treinador do AS Fanalamanga.