Hassane Júnior encara com tranquilidade e considera a sua saída da equipa técnica do Brera Tchumene para observar um estágio no Sporting de Braga como uma oportunidade de crescimento na sua carreira de treinador. Hassane Júnior diz que deixa a equipa de Tchumene em condições de assegurar a manutenção e acredita que o trabalho a ser efectuado pelo seu sucessor Dário Monteiro terá bons resultados, dada a base criada no clube para tal.
Por Alfredo Júnior
Aos 24 anos Hassane Júnior entrou para a história do futebol moçambicano ao qualificar o Brera Tchumene para o principal Campeonato Nacional de Futebol e conduzir a equipa na sua estreia no Moçambola. Foram ao todo sete jogos em que o jovem treinador conduziu a equipa italo-moçambicana na prova, tendo alcançado uma vitória, três empates e três derrotas colocando a equipa longe do lugar de despromoção, ou seja, na oitava posição.
Apesar deste desempenho, a Direcção do Brera Tchumene decidiu fazer mudanças no comando técnico da equipa, ao apontar Dário Monteiro como treinador principal e enviando Hssane Júnior para um estágio em Portugal para amadurecer os seus conhecimentos, situação encarada com naturalidade pelo jovem técnico que vê nesta como sendo uma oportunidade para o seu crescimento profissional.
“Vejo como uma oportunidade de continuar crescer como treinador, terei a oportunidade de fazer um estágio em equipas Sporting de Braga e tomar contacto com outro futebol o que será bom para mim visto que estou numa fase de maturação como treinador e tenho que aproveitar esta oportunidade em que a mente ainda está fresca para absorção do conhecimento. O Moçambola vai estar aí por muitos e longos anos, não vai fugir, e no futuro quando oportuno abraçar um novo projecto no Brera ou num outro clube, estarei mais pronto que estou hoje”, disse HassaneJúnior.
Hassane Júnior diz que olha com naturalidade o facto de Dário Monteiro vir a dar continuidade ao trabalho por si iniciado, reconhecendo competência no novo timoneiro do Brera Tchumene, mostrando disponibilidade para colaborar para o sucesso da colectividade, visto que ainda pertence aos quadros do clube recentemente criado.
“Dário Monteiro é um treinador competente já trabalhou muitas vezes com os jogadores que estão lá e com as condições que o Brera oferece aos treinadores ele tem condições para fazer um bom campeonato”, referiu o treinador.
Convidado a fazer uma autoavaliação do trabalho desenvolvido no período em que esteve à frente do Brera Tchumene no Moçambola, Hassane Júnior não hesitou em dar nota positiva.
“Creio que tenhamos feito um trabalho aceitável, fizemos sete jornadas entre as quais disputamos jogos com Ferroviário da Beira, Costa do Sol e Black Bulls e só perdemos uma partida com esses adversários, perspectivo um bom campeonato bem conseguido pelo Brera, tem um treinador competente e com jogadores jovens com vontade de vencer acima de tudo e as condições que o clube disponibiliza são boas e tem tudo para fazer um bom campeonato, terá um próximo jogo frente ao Ferroviário de Maputo, serão duas equipas que mudaram de treinador, e acredito que o Brera vai crescer muito e chegará muito longe”, disse Júnior.
O jovem treinador prepara-se para ir cumprir um estágio em Portugal, concretamente no Sporting de Braga e espera tirar o máximo proveito para contribuir para o seus crescimento com treinador de futebol.
“É o que tento fazer sеmpre que tenho a oportunidade de trabalhar com treinadores mais experientes, foi o que tentei fazer com o mister Inácio, com o mister Tiago, assim como com o mister Hélder Duarte e agora com o misterChiquinho Conde na selecção a minha presença aqui foi pedido meu para fazer parte da preparação dos jogos dos Mambas, para aprender com o Selecionador Nacional que na minha perspectiva é o auge da carreira de qualquer treinador que queira representar o seu país então pedi-lhe para estar aqui para aprender um pouco dele também e é o que farei quando for a Portugal”, disse Hassane Júnior.
Hassane Júnior diz estar a tirar proveito do estágio que por ora vai observando na Selecção Nacional de Futebol e diz que tem aprendido muito com Chiquinho Conde, há quem teceu rasgados elogios.
“Explica-se cada vez mais porquê é que o Chiquinho é o Seleccionador Nacional, tem tido muitos resultadospositivos, muito de encher os olhos, fez um CANespetacular, por falta talvez da estrelinha de campeão é que não conseguimos passar a fase seguinte. Tenho aprendido muito com ele, tem perspectivas das coisas diferentes, eu acho que são importantes para mim. Se eu tiver que aprender com 20 treinadores, vou aprender e tirar o melhor de cada um e colocar em mim e torno-me também um dos melhores treinadores que o país tem”, disse o jovem treinador.
Para além de ter conduzido o Brera Tchumene na estreia no Moçambola 2024, no seu histórico como treinador acumula passagens pelos escalões de formação da Black Bulls e pela selecção Sub-15 como treinador-adjunto. (LANCEMZ)