desporto mocambicano

Criada Comissão de Inquérito para investigar alegado suborno do Textáfrica de Chimoio ao árbitro Malagueta

  • 383

A polémica em relação ao jogo Textáfrica do Chimoio - Black Bulls ainda vai fazer correr muita tinta. Depois dos tumultos, o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol emitiu uma deliberação que manda investigar um provável caso de corrupção envolvendo elementos da direcção do clube primeiro campeão do futebol moçambicano pós-independência nacional e o árbitro principal Guilherme Malagueta.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A deliberação do CD da LMF surge depois de a Direcção Executiva da Liga Moçambicana de Futebol ter realizado reuniões com os 12 clubes participantes no Moçambola 2024 e ter exigido medidas ao órgão disciplinar da entidade que organiza o Campeonato Nacional de Futebol, bem como ter pedido explicações por parte da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol para esclarecer os incidentes registados no último domingo, 7 de Julho.

 

O Conselho de Disciplina da LMF foi expedido e após a sua reunião semanal habitual emitiu uma deliberação com base no relatório do Delegado do jogo, do qual ressalta a ocorrência de uma situação grave que merece a devida investigação.

 

“O relatório do Delegado da LMF refere-se a actos de corrupção nas quais se indica que os dirigentes do Grupo Desportivo Recreativo Textáfrica nomeadamente o Senhor Alfredo Dezma, Presidente do Clube e outros membros da Direcção deste Clube, exigiram a devolução do valor de 100.000,00 MT (Cem mil meticais) ao Árbitro do encontro o Senhor Guilherme Malagueta alegadamente pago a este a título de suborno”, escreve o Conselho de Disciplina.

 

Mais adiante na sua deliberação o Conselho Disciplina da LMF escreve que “decorrente do facto acima, há necessidade de apuramento da verdade material, pois há sanções a serem aplicadas, com certeza, nos termos do Regulamento de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol, como também a nível do Direito Criminal”.

 

Por estes facto, foi indicada uma Comissão de Inquérito formada por Mário Mambo, Vice-Presidente do Conselho de Disciplina, e Pedro Madija, 1º Vogal do Conselho de Disciplina, para que em tempo útil possam aferir a veracidade das graves acusações que constam do relatório do Delegado do jogo Textáfrica do Chimoio – Black Bulls.

 

TEXTÁFRICA E BAÍA MULTADOS

 

Entretanto, na sequência dos tumultos registados no último jogo o Conselho de Disciplina decidiu aplicar multas pesadas de 10 mil Meticais aos clubes Textáfrica do Chimoio e Baía de Pemba, na sequencia do comportamento incorrecto dos seus adeptos nos jogos em que receberam respectivamente a Associação Black Bulls e o Ferroviário de Nampula.

 

O CD da LMF refere que os adeptos dos dois clubes sancionados adoptaram comportamento incorrecto ao arremessar objectos estranhos para o interior do recinto do jogo, tais como garrafas plásticas de água e pedras. Recordar que na Soalpo houve intervenção da Força de Intervenção Rápida que lançou gás lacrimogêneo para dispersar os adeptos que agrediram a equipa de arbitragem liderada por Guilherme Malagueta. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .