desporto mocambicano

Vilanculo capital do vólei regional

  • 43

A vila turística de Vilanculo, na província de Inhambane, é palco a partir desta sexta-feira, 19 de Maio, até ao próximo domingo, 21, da segunda etapa do Circuito da Confederação Africana de Voleibol da Zona VI edição 2023, em vólei de praia. Este é o segundo grande evento desportivo que tem lugar na Arena de Vilanculo, depois de no ano passado aquele espaço ter acolhido o Campeonato Africano de Futebol de Praia.

 

Por Redacção LanceMZ e FMV (Fotos)

 

O evento é organizado pela Federação Moçambicana de Voleibol (FMV) e conta com total apoio das autoridades locais, nomeadamente o Município de Vilanculo e o Governo provincial de Inhambane que querem transformar aquela vila turística num autêntico destino dos desportos de praia.

 

É Nessa perspectiva que mesmo antes de terminar o regional de vólei de praia que a FMV já projecta realizar naquele recinto a etapa de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024, que deverá acontecer no Segundo semestre deste ano.

 

“Esta é a primeira vez que tiramos um evento internacional de vólei de praia para fora da cidade de Maputo e esperamos que seja um sucesso e queremos plantar a semente da modalidade neste ponto do país, daí que vamos deixar em Vilanculos quatro campo de vólei de praia, pelo que nos próximos eventos não precisaremos de tirar material da capital do país para este município, daí que já projectamos a realização neste ponto uma das duas provas que será a equipa etapa regional ou a qualificação da zona para os Jogos Olímpicos que vai acontecer de 21 a 25 de Novembro no nosso país”, disse Valá.

 

MOÇAMBIQUE NA MÁXIMA FORÇA

 

Entretanto, Moçambique estará presente na segunda etapa do circuito regional Zona VI de Vólei de Praia que decorrerá em Vilanculo, com um total de nove duplas, que vão competir diante dos representantes do Zimbabwe, Botswana, Eswatine e Lesotho. O Seleccionador Nacional Alexandre Pontel divulgou a composição das duplas que vão representar o país nesta prova. 

 

 Teremos cinco masculinas: Zelito/Touch; Igor/Jojo; Rafael/Aldevino; Alírio/Denilson e António/Ednilson, e quatro femininas: Vanessa/ Natália; Joana/ Reana; Ângela/Nádia e Vania/Verônica. Depois do que fizemos na primeira etapa do circuito o nosso objectivo passa por conquistar o título nesta etapa, pelo que temos vindo a trabalhar arduamente para o efeito”, referiu Pontel.

 

No lote dos atletas seleccionados o destaque vai para a para ausência de Ana Paula Sinaportar, que ficou de fora por opção técnica. A MVP da I edição do Circuito Regional integrou tarde os trabalhos da Selecção Nacional e acabou ficando de fora das escolhas. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .