O Autódromo Internacional de Maputo acolhe, neste sábado, 12 de Abril, a primeira corrida da temporada 2025 e a quarta da época do Super Picanto e Bluetech Grupo M. A nova temporada foi lançada oficialmente durante uma conferência de imprensa realizada na quarta-feira, dia 9, que reuniu pilotos, equipas e dirigentes do ATCM.
Por Artur Manhique
Entre os destaques está o regresso de Mauro Costa, campeão na categoria Super Picanto, que disse estar ansioso por voltar à pista. Segundo ele, há um grande entusiasmo em rever os adversários e viver novamente o ambiente das corridas.
“A expectativa é grande. O desejo de voltar à pista e sentir o cheiro de gasolina e o cheiro de borracha no pneu é enorme. Estamos com os preparativos, estamos ansiosos para rever os velhos rivais e os novos rivais para um campeonato, uma nova temporada que esperamos que seja brilhante como a anterior”, disse o campeão de Super Picanto.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Já o piloto Nico Banze, que no ano passado conquistou dois troféus na África do Sul no “Clubsman” e no “Silver Cup”, afirmou que a equipa vai dar continuidade ao trabalho feito até aqui para tentar disputar lugares no pódio.
“Estamos muito bem posicionados como Five Star para aquilo que são os lugares do pódio. E a nível de modificados, o grupo M, BlueTec, também os nossos dois carros da Five Star estão muito bem posicionados nas respetivas classes. Portanto, vamos tentar dar continuidade ao trabalho que temos feito. E, como tinha dito antes, a retoma vai ser difícil, mas vamos tentar o possível”, partilhou Banze.
Na sua segunda época após a transição dos karts para os carros de velocidade, o jovem piloto da Academia de Velocidade do ATCM, Rúben do Vale, reconheceu que o salto entre as categorias representa um desafio, mas garantiu estar focado em ganhar experiência e evoluir gradualmente.
“Vir do kart para os carros é um salto grande, os karts são bem mais pequenos e nos carros já há muitas outras componentes que têm de ser adicionadas à condução. Eu acho que o final do ano passado deu para iniciar, para ganhar experiência, e a expectativa para este ano vai ser a mesma, ganhar experiência como condutor de carro, de velocidade, para nas provas futuras sempre estar a melhorar e aproveitar mais oportunidades em geral”, disse o jovem piloto.
Por sua vez, o Director de Provas do ATCM, Nuno de Sousa, destacou a importância da segurança e da participação do público. Compartilhou ainda que o ATCM está a implementar todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar dos pilotos, espectadores e, em particular, das crianças.
“Devemos ser os primeiros a implementar toda a segurança disponível. Desde os carros aos espectadores, à segurança das crianças dentro do recinto do ATCM. Isto é uma festa para ser celebrada, é uma festa para ser vivida, é uma festa para a gente vir de manhã e sair à noite, e sair à noite com os olhos cheios de carros, de barulho, de pilotos a celebrar e de festa. Isto é o que a gente quer”, sublinhou o Director de Provas do ATCM.
A primeira corrida da temporada contará com mais de 20 viaturas distribuídas pelas duas categorias de velocidade promovidas pelo ATCM. (LANCEMZ)