Dois pugilistas moçambicanos seguem para as meias finais da qualificação Africana de Boxe para os Jogos Olímpicos Paris 2024, que decorrem em Dakar, Senegal. Dos sete atletas nacionais que chegaram aos quartos-de-final, cinco falharam por um triz a qualificação para a meia-final. Alcinda Panguana e Albino “Solomone” Gabriel vêm próximo o sonho de garantir vaga nos jogos olímpicos de Paris.
Por: Atílio Huo
Por um lado, Alcinda Panguana levou a melhor no duelo lusófono, ao derrotar a cabo-verdiana Ivanucha Gomes por 5-0, tendo vencido os três assaltos pelos parcias de 5-0, 4-1 e 5-0, na categoria dos 66kg, e desta feita a pugilista nacional qualificou-se para a meia-final.
Agora, Ponguana precisa apenas de vencer nessa etapa para garantir a tão desejada qualificação para os jogos olímpicos de Paris, ou seja, Panguana não precisa de vencer na final, só de chegar a final tem a vaga garantida para o maior evento planetário.
Por outro lado, em masculinos, o moçambicano, Albino “Solomone” Gabriel, também avança para a meia-final após ter punhos cerrados para vencer o queniano Peter Alwanga, por 3-2, na categoria dos 92kg.
Porém, diferentemente de Panguana, Albino precisará de vencer a final da qualificação africana para garantir a vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Ao todo Moçambique participou em cinco combates, dos quais venceu apenas dois. Em femininos, a supresa foi a feitura de Rady Gramane no combate com a marroquina Khadija Mardi, que venceu por 5-0. Isabel Mulungo foi derrotada por Hadjila Khelif, da Argélia também por 5-0, enquanto que Benilde Macarringue foi derrotada pela senegalesa Mariatou Diallo.
Já em masculinos, Armando Sigaúque não conseguiu vencer o queniano Samuel Wairimo, tendo perdido o combate por (5-0) e Tiago Muxanga quedou-se frente Mbiya Kulenguluka, da República Democrática do Congo. (LANCEMZ)