Falta de apoio financeiro obriga Moçambique a desistir do Campeonato Africano de Hóquei em Patins, facto tornado público pela Federação Moçambicana da modalidade, ontem, segunda-feira, 21 de Agosto, no qual deveria participar com a selecção principal sénior e a de Sub-19.
Por: Redação LanceMZ
Foi através de um comunicado de imprensa tornado público pelo órgão reitor da modalidade, que o país não mais participará da prova africana que terá lugar no Cairo, capital egípcia.
"Conforme anunciado a 16 de Agosto, a Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), definitivamente, desiste da participação das seleções nacionais, na II edição do campeonato africano de Hóquei em Patins que decorre de 21 a 26 de Agosto, no Cairo, Egipto. A FMP tinha inscrito para este evento duas seleções nacionais nos escalões Sénior e Sub-19 e previa a participação de uma delegação composta por 26 elementos, dentre atletas, treinadores, massagista, médico, roupeiro, jornalistas e dirigentes.
A desistência deveu-se ao facto de até hoje, 21 de Agosto, não ter conseguido angariar os apoios dos parceiros e do Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), o valor necessário para fazer face às despesas de deslocação, estadia e aquisição de material de Hóquei, previamente fixado em 5.075.000,00 Mts (Cinco milhões, setenta e cinco mil meticais) e 12.281,00 (Doze mil, duzentos e oitenta e um euros) respetivamente.
De referir que a participação de Moçambique nestes eventos sempre foi patrocinada pelos parceiros da FMP e pelo Estado, através do FPD. A FMP viu-se obrigada a renunciar da participação da seleção de Sub- 19 e a considerar levar somente a equipa sénior ao Egipto como forma de minimizar os custos da operação.
Amantes e simpatizantes do hóquei em Patins levaram a cabo uma campanha de angariação de fundos para apoiar a deslocação das equipas, mas, infelizmente, o esforço redundou num autêntico fracasso.
No primeiro semestre do presente ano a FMP submeteu a Secretaria de Estado do Desporto (SED) e ao Fundo de Promoção Desportiva (FPD) o plano de atividades detalhado, incluindo o orçamento necessário para a participação das seleções nacionais na II edição do Campeonato Africano, infelizmente, nunca obteve uma resposta formal por parte da SED e FPD.
Moçambique poderá sofrer algumas penalizações por parte dos organismos que gerem a modalidade de patinagem a nível continental e mundial. A desistência remete a renúncia da posição de Vice-Campeão Africano de Hóquei em Patins conquistado no 1° Torneio Africano da modalidade, realizado em 2019, em Luanda, Angola”, lê-se no comunicado divulgado na página Facebook da Federação Moçambicana de Patinagem.
(LANCEMZ)










