desporto mocambicano

Sabino termina olimpíada antes de competir devido a falsa partida em Paris 2024

  • 1882

O jovem atleta moçambicano Steven Sabino teve uma falsa partida na segunda série da primeira eliminatória dos 100 metros inserida no torneio de atletismo dos Jogos Olímpicos 2024 que decorrem em Paris, capital da França.

 

Por Alfredo Júnior, em Paris

 

Em pleno Stade de France, um estádio multiúso localizado na cidade de Saint-Denis, ao norte da capital francesa com capacidade de 80 mil espectadores, Steven Sabino deixou-se atrapalhar por um ruído que vinha das bancadas e saiu dos blocos de partida antes da sinalética dada pela pistola.

 

Steven Sabino, o único representante do atletismo de Moçambique em Paris 2024 terminou as Olimpíadas no sábado, 3 de Agosto, antes mesmo de competir. O velocista de 18 anos foi vítima de uma falsa partida New lhe valeu a desqualificação na largada na corrida de 100 metros, recebendo cartão vermelho depois de saltar dos blocos antes do disparo do tiro de largada.

 

Um árbitro aproximou-se de Sabino para acenar com o cartão vermelho, avisando-o de que havia sido desclassificado por falsa partida. Sabino apareceu implorar aos juízes, sem sucesso. Após o incidente, em lágrimas Sabino explicou que reagiu ao que considerou ser o tiro de partida de um acontecimento diferente.

 

Estava na pista e em posição, pronto para a partida. Sucede que, como se usa uma pistola eléctrica, ouvi um barulho que não sei de onde veio e parti. Provavelmente do salto com vara. Não sei. Eu ouvi um estrondo. Esse é o tipo de barulho que você ouve quando a arma eletrônica dispara. Era o mesmo som da pistola que usamos em África, porque o som da pistola eléctrica é diferente”, explicou.

 

Inconformado com o cartão vermelho, Steven Sabino ainda tentou persuadir aos juízes para que o deixassem correr sob protesto, o que não foi aceite de acordo com novas regras da modalidade sobre falsa partida.

 

Pedi para correr sob protesto. Por três vezes. Mas eles negaram-me. Sei que quando alguma coisa acontece, temos direito a correr sob protesto, o que não me foi dado, peço mensas desculpas aos meus pais, aos moçambicanos, a todos!

 

Sabino foi inscrito nas  Olimpíadas na corrida de 100 metros após receber um convite de universalidade da Solidariedade Olímpica, tendo em conta que recentemente conquistou a medalha de prata na prova do Campeonato Africano Sub-18 de 2023 e estabeleceu o recorde nacional nos 100 metros masculinos em Março, com o tempo de 10,35 segundos, em Joanesburgo.

 

“Fazer algo dessa magnitude na minha lista de desejos quando sou um estudante do ensino médio de 18 anos é surreal”, escreveu Steven Sabino no Instagram no mês passado após o convite. “Isso é dedicado aos meus pais e irmãos. Obrigado por sempre me dar apoio moral, apesar de me sentir isolado onde quer que eu vá.”

 

Sabino não foi o único velocista no sábado a ser vítima das estritas regras de falsas partidas das Olimpíadas. O britânico Jeremiah Azu também foi desclassificado na  sua série preliminar dos 100 m depois de sair do bloco de partida muito cedo. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .