Foi, nesta sexta-feira, 07 de Fevereiro, empossada a nova direcção da Federação Moçambicana de Andebol (FMAND) liderada por Rogério Jamice, eleito presidente do órgão máximo de Andebol nacional pelo próximo quadriénio num pleito eleitoral realizado no passado mês de Dezembro onde foi candidato único.
Por Redacção Lance MZ
Na sua primeira intervenção como líder da FMAND, Rogério Jamice destacou os pilares do seu mandato, que passam pela consolidação das provas nacionais e de uma gestão transparente do Andebol.
“Nós elegemos quatro eixos para o nosso mandato, um está relacionado com aquilo que é a organização da casa, o outro que é melhorar os níveis de competição e qualidade dos jogos. Devemos também consolidar as competições nacionais e iniciar o ataque às competições internacionais, e por último, gerir de forma transparente todos os processos da Federação Moçambicana de Andebol e da modalidade em geral”, explicou Rogério Jamice.
Entre as prioridades da nova direcção, Jamice avançou que o grupo vai trabalhar no sentido de trazer os campeonatos nacionais como principal prova do calendário, além da criação de novas competições, como a Taça de Moçambique e competições regionais.
“Entre os desafios, temos que garantir a realização dos campeonatos nacionais como a principal prova do calendário competitivo do Andebol nacional, preparar as bases para a realização da Taça de Moçambique, realizar competições entre selecções regionais como forma para alimentar a selecção nacional, participar de forma mais regular em competições internacionais e criar um fundo de suporte ao Andebol”, como o novo dirigente da FMAND.
Apesar de reconhecer que a modalidade não passa por um bom momento, o presidente cessante, Nuno de Oliveira destacou a importância de união da comunidade do andebol para impulsionar a modalidade no país.
“A realidade é que o Andebol não está a passar momentos bons, mas os bons momentos criam-se, os bons momentos constroem-se, os bons momentos são feitos por todos nós. Se não apoiarmos esta nova direcção, se abandonarmos esta nova direcção, o Andebol não a de seguir em frente. Precisamos estar todos juntos para fazer com que esta modalidade possa avançar”, sublinhou Nuno de Oliveira.
Já o representante do Ministério da Juventude e Desporto, desejou sucessos à nova direcção e reafirmou o compromisso do governo em apoiar o desenvolvimento do Andebol.
Queremos, em nome do ministro Caifadine Manasse, desejar bom trabalho a nova direcção da Federação Moçambicana de Andebol. Gostaríamos de deixar evidente que o governo, através do Ministério da Juventude e do Desporto, está atento às questões do desporto. O Ministério da Juventude e Desporto está presente para prestar apoio que bem necessitarem”, completou.
Rogério Jamice, vai conduzir os destinos os destinos da modalidade durante o quadriénio 2025-2028. (LANCEMZ)










