As duplas moçambicanas compostas por Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga, em femininos, e Ainadino Ainadino Martino e Jorge Monjane, em masculinos, conquistaram o título de Campeões do Circuito da Zona VI da Confederação Africana de Voleibol, prova iniciada em Fevereiro de 2022 e que chegou ao final neste domingo, 19 de Março, após sete etapas que tiveram lugar na Região Austral de África.
Por Alfredo Júnior
Em femininos, a dupla Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muinga confirmaram a sua hegemonia na região ao vencerem as sete etapas do circuito, somando um total 1680 pontos, contra 1262 de Angela Tembe e Natália Intego, de Moçambique, enquanto que a dupla Zimbabweana Marange/Gasa que esteve ausente na última etapa terminou em terceiro com 1164 pontos.
Na final da sétima etapa, Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga superaram os 35 graus centígrados de temperatura e o vento e derrotaram a dupla B do país anfitrião formada por Ângela Tembe e Natália Tembe por 2-1, com os parciais de 21-15 e 21-18. Para além das medalhas e do prémio de 300 dólares americanos relativo à vitória na sétima etapa do circuito, Sinaportar e Muinga conquistaram o montante de 1400 dólares americanos (cerca de 91 mil Meticais) pelo título de campeãs do circuito regional.
A terceira posição da sétima etapa do circuito foi ocupada pela dupla angolana Sara Sayonara e Katia Kunga que derrotou a dupla moçambicana Vânia e Verónica (lesionou-se no 2º set).
AINADINO E MONJANE FALHAM FINAL MAS VENCEM CIRCUITO
Já em masculinos, apesar de ter falhado a final da sétima etapa, a dupla Ainadino Martinho e Jorge Monjane sagraram-se campeões regionais ao terminarem o circuito com um total de 1560 pontos, superando a dupla do Botswana composta por Chizwanisso/Jack que contabilizou 1368 pontos, enquanto que a duo formado por
José Mondlane e Osvaldo Mungoi terminou em terceiro com 1224.
Na última etapa do circuito houve uma surpresa com a dupla B de Moçambique composta por Osvaldo Mungoi e José Mondlane a vencer a meia-final deixando para trás a dupla favorita composta por Ainadino Martino e Jorge Monjane que quedaram-se na terceira posição da última etapa após vencerem o duo do Botswana composto Chizwanisso/Jack.
Assim segunda dupla moçambicana no Ranking Regional formada Osvaldo Mungoi e José Mondlane jogou a final da etapa com a dupla angolana constituída por Edson Figueiredo e Bruno, que acabou vencendo a etapa, num jogo em que os anfitriões vencerem o primeiro set por 12-21.
Porém, a maturidade dos angolanos Figueiredo e Bruno veio ao de cima no segundo set em que venceram por 21-16. A quebra física da dupla nacional Mungoi e Mondlane veio ao de cima e acabaram perdendo o terceiro set por 15-05, sendo que os angolanos acabaram arrebatando a medalha nesta que foi a sua primeira participação.
Os angolanos venceram o prémio monetário de 300 dólares americanos (cerca de 19.5 mil Meticais), enquanto que Mungoi e Muianga arrecadaram 200 dólares (perto de 13 mil Meticais) e pelo terceiro lugar a dupla Ainadino Martinho e Jorge Monjane ganharam 150 dólares (9.75 mil Meticais), para além dos 1400 dólares relativos ao título de campeões do circuito.
Após o sucesso do primeiro circuito da região em vólei de praia, o moçambicano Khalid Cassamo, Presidente da Zona VI da CAVB assegura que este ano haverá uma segunda edição que vai arrancar dentro de duas semanas na Namíbia, segundo que o circuito relativo ao ano de 2023 terá apenas cinco etapas. (LANCEMZ)