desporto mocambicano

Organização da Taça dos Clubes Campeões de África com défice de 65 mil USD há uma semana do início do torneio

  • 179

 O Comité Organizador da Taça dos Campeões Africanos em basquetebol Sénior Feminino a realizar-se em Maputo de 9 a 17 de Dezembro de 2022 referiu que há um défice orçamental de 65 mil dólares norte-americanos nos 300 previstos para a realização da prova que arranca em uma semana. 

 

Por Redacção LanceMZ

 

Apesar dessa situação, falando numa conferência de imprensa havida no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Ilídio Silva, Coordenador do Comité Organizador da Taça dos Campeões Africanos, acredita que tudo correrá de feição até o dia da abertura do torneio.

 

VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO

 

“Infelizmente o nosso basquetebol ainda não cria receita, então o que nós fizemos foi buscar parcerias, em alguns aspectos estamos a ser bem sucedidos, mas em outros não”, começou por explicar Ilídio Silva para depois acrescentar que “concretamente dizendo nós estamos com um défice de 65 mil dólares  (crtca de 4 milhões de Meticais), daí que voltamos a apelas que embora seja uma prova que conta com a organização da Federação este é um evento do basquetebol nacional pelo que gostaria de apelar para que todos se juntem a nós e façamos uma parceira, é preciso frisar que não estamos a busca de dinheiro precisamos de prestação e troca de serviços o que estamos a fazer com alguns que ajudaram-nos a cobrir parte do nosso orçamento”.

 

O coordenador da organização da prova aproveitou a ocasião para explicar que “o orçamento da prova cobrindo todos custos está fixado em 300 mil dólares, isto não inclui a reabilitação do pavilhão que tem haver com algumas questões pontuais, como o piso, a iluminação, alguns locais que apresentam infiltração de água, todos estes aspectos serão resolvidos até ao dia 7 de Dezembro.”

 

ENVIADOS DA FIBA-ÁFRICA JÁ EM MAPUTO E EQUIPAS CHEGAM A PARTIR DO DIA 6

 

Ao todo serão 10 equipas, das quais duas moçambicanas, que disputarão o torneio, cujas datas de chegada à capital moçambicana já são conhecidas.

 

“A equipa do InterClube de Luanda chegará a Moçambique no dia 16, a equipa senegalesa prevê chegar por cá no dia 7, a equipa do Egipto o Sporting chegará no dia 8, ou seja, paulatinamente estamos a receber a informação e confirmação das chegadas dos participantes na prova o que nos motiva e faz ficar mais atentos. Já temos cá em Maputo uma equipa de avanço da FIBA-África que vem contribuir com a sua experiência na organização da prova”, referiu Ilídio Silva.

 

"Vamos ter quatro jogos por dia. Por questões de protocolo da COVID dividimos os jogos em 2 lotes, onde teremos 2 jogos no período da manhã e os últimos dois jogos no final da tarde", disse Silva.

 

BILHETES JÁ ESTÃO À VENDA NA EASY TICKET

 

A venda dos bilhetes será feita pela Easy Ticket, uma bilheteira electrónica que tem WhatsApp como recurso para facilitar os acessos. Os bilhetes podem ser individuais ou colectivos.  Destaque-se, entretanto, que em se tratando de aquisição para claques (grupos) haverá uma bonificação.

 

"A venda dos bilhetes será feita de forma simples e prática através do WhatsApp, teremos também pontos de venda aqui no pavilhão onde a nossa equipa estará nos pontos de acesso e fará o Scan dos bilhetes. Porque ao fazer a compra o espectador receberá um PDF no WhatsApp que será escaneado à entrada do pavilhão para aferir a sua validade", garantiu o director geral da Easy Ticket, Valter Boia.

 

A questão da segurança, de acordo com Silva, está garantida. Para tal, há equipas multidisciplinares a trabalhar para que tudo corra sem sobressaltos.

 

Estão encarregues desta missão as equipas de segurança da UEM, do Conselho Municipal e da PRM. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .