O Presidente da República Filipe Nyusi saudou na manhã desta quarta-feira, 16 de Agosto, a selecção nacional de boxe que recentemente conquistou nove medalhas, sendo duas de oito, igual número de prata e cinco de bronze, no Campeonato Africano de Boxe que decorreu em Yaoundé, nos Camarões.
Por Alfredo Júnior
Filipe Nyusi ficou a conhecer cada elemento do combinado nacional que esteve em Yaoundé e elogiou a prestação dos pugilistas que elevaram uma vez mais bem alto a bandeira de Moçambique além-fronteiras, sendo por isso que considerou este grupo de pugilistas como verdadeiros heróis nacionais.
“Vocês são heróis deste país não devemos esperar pelos momentos bons, mesmo nos momentos difíceis da nossa vida para vos elogiar, mas quero agora vos felicitar pelo trabalho muito belo que fizeram, é extremamente agradável e temos que encontrar uma forma de vos reconhecer de forma visível e não apenas através de palavras”, disse Nyusi.
Na ocasião, os pugilistas na voz de Rady Gramane manifestaram o compromisso de continuar a trabalhar para elevar bem alto a bandeira nacional nas competições internacionais que terão pela frente.
“Excelência, muito obrigado, estamos felizes por estar aqui, temos vivido anos de conquistas, é um trabalho de grupo, depois da conquista dos Camarões, no Campeonato Africano, segue mais uma missão que é a qualificação aos Jogos Olímpicos na qual nos comprometemos a prepararmo-nos para dar o melhor de nós e elevar a bandeira de Moçambique”, disse Rady Gramane.
BOXE EXEMPLO DE UNIÃO ENTRE PRATICANTES
O Chefe de Estado destacou a coesão e união do grupo de trabalho no seio do boxe moçambicano, bem como a coordenação que a Federação Moçambicana de Boxe tem feito com as demais entidades do desporto nacional.
“Continuem unidos, o que aprecio na família do boxe é a unidade que existe, a coesão entre a equipa técnica, a Direcção da Federação com a área do desporto ao nível do país, isso é fundamental para o sucesso. No tempo que dirige o desporto aprendi que quando a equipa nas vésperas do jogo começa a murmurar antes e exigir coisas fica claro que não vai conseguir os resultados desejáveis, porque é o argumento que se coloca à frente e as pessoas não batalham e não se entregam para o sucesso”, disse Nyusi.
O encontro entre Nyusi e os pugilistas teve lugar na Sala Nobre da Base Aérea de Maputo, nas vésperas da partida de Nyusi para Angola, sendo que o Presidente da República prometeu um encontro mais descontraído com a selecção nacional para melhor conhecer os sonhos deste grupo de atletas.
“Tenho que arranjar um tempo, não queria que fosse um ambiente formal, quando conversei com as meninas do basquetebol já estava num ambiente mais descontraído e foi na casa do embaixador, nós vamos criar um ambiente desses. Desejo-vos um bom estágio, trabalhem como sempre trabalharam, normalmente quando aparecem outras pessoas depois das vitórias vocês ficam mais nervosos do que normalmente, mas como vocês estão habituados a ganhar creio que estão fora desse risco da emoção, por isso voltarei a estar convosco num ambiente totalmente descontraído onde conversaremos tête-à-tête”, prometeu Filipe Nyusi.
A conversa de Nyusi e os pugilistas aconteceu na véspera da partida dos mesmos para um estágio que vai ser observado no país antes da partida para a derradeira etapa de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Bons treinos continuarei a acompanhar, falarei com o Gabriel Júnior e com o Gilberto Mendes para perceber como está a acontecer a vossa evolução e para garantir aqueles apoios dentro da capacidade do país porque vocês já tanto merecem, fazem tudo sozinhos e o país é que colhe os frutos. Mas, é assim mesmo as federações foram feitas para pensar e gosto quando são criativos e inovadores e vamos espalhar esta modalidade pelo país, acredito que existem talentos e se fizerem isso os vossos nomes continuarão a crescer além-fronteiras, sabemos que isso tem custos, mas façam dentro das vossas capacidades”, disse o Presidente da República.
Refira-se que o encontro decorreu à margem da despedida de Filipe Nyusi que seguiu viagem para Luanda, a capital de Angola, onde de 16 a 17 de Agosto vai tomar parte na 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que se realiza sob o lema “Capital Humano e Financiamento: Principais Alavancas para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”. (LANCEMZ)