desporto mocambicano

Moçambique sem jogadores naturalizados estreia-se no Mundial de Hóquei frente ao México

  • 1603

A selecção nacional de hóquei em patins de Moçambique estreia-se esta segunda-feira, 16 de Setembro, diante da sua congénere do México, pelas 18:00 Horas, no Campeonato do Mundo de Patinagem, concretamente na “Challengers Championship”, equivalente à terceira divisão da modalidade. Depois de cumprir um ‘mini-estágio’ em Portugal, o combinado nacional já está pronto para a estreia na prova que vai decorrer até ao dia 22 do corrente mês, em a Novara, na Itália.

 

Por Redacção LanceMZ 

 

Para esta prova, o Seleccionador Nacional, Bruno Pimentel, irá contar apenas com jogadores que foram formados em Maputo, sendo que quatro deles encontram-se a militar em Portugal, não se verificando aquilo que vinha sendo habitual nesta modalidade em que o cinco nacional contava com jogadores luso-moçambicanos. Segundo apurou o LanceMZ os jogadores naturalizados até estiveram a treinar em Portugal, porém não chegaram a acordo com a Federação Moçambicana de Patinagem para que pudessem representar a equipa de todos nós.

 

Assim, Moçambique contará nesta prova com os jogadores que foram formados nos clubes da capital do país e que rumaram para prosseguir as suas carreiras em Portugal, nomeadamente, Diogo Pimentel, Kelvin Pimentel e Gabriel Pimentel (formados na escola do Desportivo Maputo) e Pedro Tivane Júnior (do Ferroviário de Maputo).

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE:

A estes jogadores juntam-se os hoquistas que partiram de Maputo, nomeadamente Artur (Estrela Vermelha), Absalão, Pedro Pimentel Júnior e Macário (todos do Desportivo) e dois guarda-redes, Júlio (Ferroviário de Maputo) e Fedinho (Desportivo).

 

Depois de enfrentar o México na abertura da prova, Moçambique defronta na segunda jornada a mesma hora do dia 17 enfrentar o Japão, sendo que Uruguai é o terceiro adversário pelas 14 Horas do dia 18, para no dia 19 às 10:00 Horas medir forças com Israel pelas 10:00 Horas, sendo que no dia 20 deste mês a selecção nacional enfrenta Nova Zelândia pelas 18:00, altura em que o nosso país encerra a primeira etapa enfrentando desta competição.   

 

O Seleccionador Nacional, Bruno Pimentel, antevê uma participação difícil. Fazendo uma avaliação dos adversários, Pimentel considerou que “em princípio temos como fortes oponentes o Uruguai e a Nova Zelândia, mas isso é teórico, porque conheço as equipas de alguns anos atrás. As selecções do México, Japão e Israel são teoricamente mais acessíveis, mas como eu disse,  a gente não sabe o actual estágio deles e não quero ter surpresas”.

 

RECOMEÇO DA MODALIDADE

 

Perante as dificuldades que o hóquei de Moçambique vem enfrentando nos últimos anos, este campeonato vai significar o recomeço do país no panorama da patinagem mundial, tendo em conta que o cinco nacional já esteve no grupo A e agora vai disputar o grupo C da modalidade, segundo considerou Pimentel.

 

“Isto é mais ou menos o recomeço de Moçambique, o reposicionamento do nosso hóquei no panorama mundial porque realmente nós precisamos de recomeçar. Houve um trabalho que foi feito durante muitos anos, que depois foi por água abaixo. Não importa agora mencionar os porquês, mas estamos a tentar realmente reiniciar a modalidade aqui com trabalho de base, tanto a nível dos jogadores como a nível dos gestores, das arbitragens e tudo isso. É um trabalho árduo, que vai exigir sacrifício de muita gente”.

 

O Campeonato Mundial de Hóquei em Patins arrancou com a prova dos Juniores, ou Sub-19 Masculinos, em pista, de 8 a 14 de Setembro, seguindo os Seniores Femininos (16 a 21) e Seniores Masculinos (16 a 22).  (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .