A selecção moçambicana de Tang Soo Do, participa, de 11 à 14 de Julho, na 19ª edição do Campeonato Mundial de Tang Soo Do, prova que decorrerá em Greensboro, Estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos da América.
A delegação nacional, estará representada por 15 atletas apurados, que irão disputar o maior evento da modalidade da Word Tang Soo Do Association (WTSDA) numa prova que conta também com a participação de atletas oriundos de mais de 30 países.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
Para o selecionador nacional, Cláudio Temporário, os atletas moçambicanos chegam a esta prova para competir e mostrar sua mais valia.
“Vamos aos EUA para mostrar que apesar das dificuldades que passamos não somos menos que ninguém, no meio de tantas adversidades nós conseguimos sobressair e conseguimos lá chegar e quase sempre trazemos bons resultados, então não devem se sentir diminuídos de maneira nenhuma, se há alguma coisa que devem sentir é que nós conseguimos contra tudo que é dificuldade e barreira chegar, fazer, perseverar e vencer”, destacou o Cláudio Temporário.
Segundo o comunicado publicado pela Associação Moçambicana de Tang Soo Do (AMTSD), “este evento, não só serve para competir mas também inclui seminários, cerimonias de promoção de Dan, recertificação e confraternização da família tangsoodoca. O objectivo principal da modalidade é contribuir para a promoção do bem estar, estilos de vida saudáveis, de valores e princípios de vida (incluindo o desenvolvimento do carácter individual e o respeito pelos outros)”.
Depois de observar um estágio preparativo em território nacional, que obedeceu várias etapas competitivas, treinos, ensaios e preparação emocional, a turma moçambicana já se encontra nos EUA onde irá disputar o pódio com mais de 100 atletas provenientes dos EUA, Inglaterra e Argentina nas categorias de formas de mãos abertas, armas e combates.
Yara Salvador, capitã da selecção, garante que o combinado nacional está pronto para competir e a meta é trazer medalhas.
“A preparação correu muito bem, tivemos a preparação técnica que durou 4 meses, estamos estamos prontos para a competição, e como atleta, a meta é trazer medalhas para Moçambique e poder representar o país”, garantiu a capitã.
De referir que 10 dos 25 atletas apurados, ficaram de fora do Mundial por falta de meios financeiras pra custear as despesas da participação como passagem aérea, acomodação, alimentação bem como equipamento.
“Infelizmente, não levamos todos atletas que foram apurados, devidos as dificuldades de sempre, mas acreditamos que aqueles que vão lá conseguir chegar vão conseguir ter a prestação por nós almejada e vamos conseguir concretizar os objectivos traçados e dignificar a bandeira moçambicana”, reforçou o selecionador Cláudio Temporário.
Fazem parte do combinado moçambicana a capitã Yara Salvador, juntamente com os atletas Marcos Pereira, Naira Lemos, Martin Pereira, Yangalane Walle, Dishita Patel, Shubh Patel, Bhakti Tanna, Joaquim Tamele, Titos Munhequete, Alfredo Matevele, Fábio Afonso, Yashmit Mansukhlal, Kleider Lemos, Michael Lee, Dhruv Rajnikant, Edson Noronha, e o Presidente da Associação Moçambicana de Tang Soo Do e Selecionador Nacional, Cláudio Temporário.










