A selecção nacional de Futsal venceu a Zâmbia por 3 a 2 na partida referente a primeira mão da eliminatória de qualificação para o CAN'2024 em Marrocos. O duelo teve lugar na noite deste sábado, no Pavilhão Gimno Desportivo da UEM.
Por Artur Manhique
Moçambique entrou na partida pressionando alto, condicionando o jogo da turma zambiana, não permitindo que chegasse com perigo a baliza moçambicana.
Aos 3 minutos, a selecção de todos nós fez o Pavilhão lotado da UEM vibrar pela primeira vez. Recuperação da bola no ataque, com Oseias dos Santos, ou simplesmente Dokas, a atirar à contar a favor de Moçambique.
Depois do golo, a turma orientada pelo Faruk Ismael continuou a ditar o ritmo do emcontro, e, 5 minutos depois, viria a ampliar a vantagem por intermédio do jovem Taimo Reginaldo, de apenas 22 anos, que, numa jogada individual, aproveitou a desatenção da defesa contraria para fazer o 2 a 0.
Com a desvantagem no marcador, os visitantes se lançaram para o ataque e reduziram o placar na cobrança de uma falta.
O golo deu ânimo aos visitantes, que foram crescendo no jogo, esbocando jogadas no ataque em busca do tento de igualdade mas a não conseguir ultrapassar o guarda-redes André: acumulou uma série de grandes intervenções. Até ao fim do primeiro período.
Na retoma da segunda etapa, Moçambique voltou pressionante tal como na entrada do primeiro período, porém, foi a Zâmbia a criar a primeira grande oportunidade de golo, porém, André a evitar o pior.
Quando restavam apenas cinco minutos para o fim, Zâmbia ganha uma falta no ataque, porém, na cobrança, sai jogando errado e oferece o esferito nos pés do internacional moçambicano Idelson Francisco, que aproveitou e saiu em velocidade para o ataque e, frente-a-frente com guarda-redes zambiano, passou a bola para o lado, com o Valdo, do Atlético Moçambique, a chegar e a encostar numa baliza deserta para fazer o terceiro e dar tranquilidade ao conjunto da casa.
Antes do apito final, ainda deu tempo da selecção zambiana desenhar uma das melhores jogadas do jogo que terminou com a bola no fundo da baliza moçambicana num grande disparo do Michelo Kaampwe, fazendo o 3-2. Foi com este resultado que, o árbitro senegalês, Mouhamadou Mbacke apitou para o fim do jogo.
Com a vitória, o Selecção de Moçambique parte para Lusaka, no próximo 10 de Fevereiro, disputar a segunda mão com uma ligeira vantagem na eliminatória.