A Alta Comissária britânico no país, NneNne Iwuji-Eme, desejou boa viagem aos integrantes da Missão Mo&ccedi "/> A Alta Comissária britânico no país, NneNne Iwuji-Eme, desejou boa viagem aos integrantes da Missão Mo&ccedi "/>
desporto mocambicano

Missão Moçambique aos Jogos de Birmingham 2022 despediu-se da Alta Comissária Britânica em Maputo

  • 1149

A Alta Comissária britânico no país, NneNne Iwuji-Eme, desejou boa viagem aos integrantes da Missão Moçambique que vão participar na XXII edição dos Jogos da Commonwealth em Birmingham, de 28 de Julho a 8 de Agosto e que está quinta-feira, 21 de Julho, deixam Maputo com destino às terras da Sua Majestade Rainha Isabel II. 

 

Por Alfredo Júnior 

 

Na ocasião, NneNne Iwuji-Eme desejou que os 15 atletas que representarão a Pérola do Índico neste evento tenham êxitos e consigam conquistar medalhas, tal o qual o fez Lurdes Mutola nos jogos realizados em 1998, em Kuala Lumpur, na Malásia, e em 2002 em Manchester, com a conquista das até aqui duas únicas medalhas de ouro nos jogos. Por outro lado, sugeriu que os atletas moçambicanos troquem não só experiências desportivas, mas também culturais. 

 “Se os seus regimes de exercício permitirem e se os vossos treinadores deixarem - deixe-me recomendar alguns pratos tradicionais britânicos como o “fish and chips” que é o peixe panado frito com batatas fritas ou até mesmo uma torta de porco!”, disse a representante britânica no país. 

 

MAIS MEDALHAS PARA MULHERES DO QUE PARA HOMENS 

 

NneNne Iwuji-Eme destacou a diversidade dos jogos, tendo em  conta que a Commonwealth privilegia sociedades mais fortes, seguras e prósperas como aquelas em que todos os cidadãos podem viver livremente, para além do facto do compromisso que os jogos têm para com a igualdade do género. 

 

“Por exemplo, como compromisso com isso, os Jogos da Commonwealth de 2022 serão o primeiro grande evento multidesportivo a conceder mais medalhas a mulheres do que a homens - um total de 136 eventos de medalhas para mulheres e 134 eventos para homens. Estou ciente do trabalho que o Comité Olímpico já está a desenvolver neste domínio, em Boane, para aumentar o número de raparigas envolvidas no desporto e a forma como isso influencia muitos aspectos socioculturais das suas vidas e das suas aspirações”, disse a Alta Comissária Britânica em Maputo. 

 

Por outro lado, NneNne Iwuji-Eme destacou a inclusão, tendo referenciado que “Birmingham 2022 também terá o mais extenso programa de desporto paralímpico da história dos Jogos da Commonwealth - oito desportos paralímpicos já foram confirmados. Não há nenhum evento separado para desporto paralímpicos, e uma medalha ganha por um para-atleta, contribui para a contagem de medalhas de uma nação exactamente da mesma forma que um atleta sem deficiências”.

 

MANAVE ESPERANÇADO NA CONQUISTA 

 

Por seu turno, o presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave disse que, a missão leva consigo mensagem de esperança, solidariedade e de entre-ajuda com todos os povos da Commonwealth.

 

“Está será a nossa sexta edição, visto que começamos a participar nos Jogos da Commonwealth em 1998 e connosco levamos mensagens de esperança, solidariedade e entre-ajuda com todos os povos da comunidade da Commonwealth que através da Federação dos Jogos tem contribuído bastante para o desenvolvimento do desporto em Moçambique. A nossa participação nesta comunidade vai para além dos jogos, pois a cooperação com a Federação permitiu a contratação e formação dos nossos funcionários”,  disse Aníbal Manave. 

 

Manave mostrou-se esperançado num bom desempenho nesta competição na qual o país far-se-á representar por 15 atletas de cinco modalidades, nomeadamente atletismo, boxe, judo e natação, não descurando a possibilidade de conquistar medalhas. 

 

“O nosso atleta mais velho é do triatlo (Ducan Wayness) e tem cerca de 40 anos, isto demonstra que o desporto é para todos, sobretudo para quem tem competência e merece estar lá. Os 15 atletas que nós levamos estão lá porque tem mérito para tal. Nas cinco edições em que nós já estivemos conquistamos algumas medalhas, duas de ouro, duas de prata e duas de bronze, temos a esperança que com esta delegação também possamos ter um bom desempenho”, destacou Manave. 

 

A Comunidade da Commonwealth reúne um terço da população mundial, 2,4 bilhões de pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, origens, culturas e religiões. A XXII edição dos Jogos da Commonwealth vai proporcionar  11 dias de desporto, com milhares de atletas de nível mundial e uma audiência global de mais de um bilhão. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .