A equipa sénior masculina do Clube Desportos da Maxaquene pode ser considerada a sensação da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basqueyebol ao ser a única até aqui a conseguir derrotar os dois principais candidatos à conquista do título. Depois de vencer o Costa do Sol por 95-90, os tricolores levaram de vencida a formação do Ferroviário da Beira por 84-89.
Por Redação LanceMZ
Os “locomotivas” do Chiveve chegaram a sétima jornada do Liga Mozal sem terem sentido o sabor amargo da derrota e perante a equipa “tricolor” ganharam vantagem no primeiro quarto que terminou com o resultado de 23-20, numa partida que chegou ao intervalo com a vantagem do Ferroviário da Beira a crescer para 11 pontos e com o placard a indicar 46-35.
Depois do descanso o treinador Nilton Manheira optou por dar descanso aos jogadores mais utilizados como Ismael Nurmamade, Helton Ubisse e Ayade Munguambe, fazendo surgir jogadores como Jorge Nicola (20 pontos) e Raul Nhamire (13 pontos e 7 ressaltos), facto aproveitado por Horácio Martins que instigou os jogadores “tricolores” a uma boa performance, fazendo o parcial de 17-30, colocando o Maxaquene com dois pontos de vantagem, 63-65.
No último quarto os “tricolores” continuaram certeiros no tiro exterior com Ivan Machava a ser o mais eficaz terminando com 20 pontos, enquanto Célio Machava atingia um duplo-duplo com 16 pontos e 13 ressaltos, galvanizando o Maxaquene para uma vitória por 84-89.
Refira-se que o Maxaquene garantiu o apuramento para as meias-finais com três vitórias em seis jogos realizados, sendo que poderá voltar a enfrentar o Ferroviário da Beira no play-off que vai definir uma das equipas que vai aceder à final da prova. (LANCEMZ)