O Clube Maxaquene da Maxaquene considera que houve má fé por parte do Órgão de Primeira Instância (OPI) da Comissão de Licenciamento de Clubes da Federação Moçambicana de Futebol no processo que culminou com a não atribuição da licença que habilitasse ao clube de participar na Poule de Apuramento ao Moçambola 2025, ao nível da Zona Sul.
Por Redacção LanceMZ
O facto vem vertido no recurso apresentado na manhã desta segunda-feira, 23 de Setembro, ao Órgão de Apelo da CLC no qual o Maxaquene faz saber que “ficou perplexo ao receber a deliberação de não conceder a licença para o campeonato nacional da lI divisão época 2023/24, alegando AVULTADAS DÍVIDAS, o mais surpreendente é que na carta abonatória da AFCM não está quantificado nenhum valor, pelo que não sabemos com que base a OPI veio relatar AVULTADAS dívidas sem que na carta da AFCM conste nenhum valor”.
No recurso os “tricolores” fazem saber que “esta situação nos leva a crer que a OPI agiu de má fé, baseando se em fundamentos hipotéticos para tomar a sua deliberação, que de modo geral fere com os princípios do CDM que tudo fez para cumprir com todas exigências do CLC e consequentemente da FMF”.
O Maxaquene diz já ter feito démarches no sentido de reverter a situação e “contactada a AFCM acerca da redação da carta equivocou na interpretação por parte da OPI, observou também que a carta abonatória passada visava conferir aceitação e respectiva concessão de Licença por parte da FMF, tendo em seguida enviado outra carta retificada cujo teor é "Ausência da dívida" que corresponde a verdadeira realidade do CDM”.
E por estes factos, o Maxaquene considera que “cumpriu na integra tanto os critérios "A"- OBRIGATORIEDADE IMPERATIVA, assim como Critério B relativo a Obrigatoriedade Relativa, tal como disposto do Art 3º do Regulamento de Licenciamento de Clubes”.
Por estas e outros motivos, o Maxaquene “pede ao Órgão de Apelo que dê provimento a este recurso, revogando a deliberação da Certificado de licença para o campeonato nacional da II DIVISÃO ÉPOCA 2023/24, ao clube Desportos da Maxaquene. (LANCEMZ)