O nadador Matthew Lawrence, que representa o Vitória Sport Clube de Portugal desde outubro de 2023, prepara-se para a sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2024 ao ser selecionado para integrar a missão olímpica de Moçambique. A viver em Portugal desde 2022, no âmbito de uma Bolsa Olímpica atribuída pelo Comité Olímpico Internacional, vai participar na prova dos 100 metros bruços.
Por Alfredo Júnior, em Paris
Na última prova de preparação antes de rumar a Paris, o nadador venceu a disputa dos 50 metros bruços no Meeting Internacional do Porto. O nadador diz-se pronto para a sua participação na prova, depois de uma intensa preparação.
VEJA A ENTREVISTA NO NOSSO YOUTUBE
“Sim, eu treinei muito bem no último ano e os últimos dois meses foram muito difíceis em termos de treino, mas acho que correu tudo bem e agora é só ver o que acontece, pois o treino já foi feito. Nos últimos dias a intensidade dos treinos, foi muito focada na volta dos 100, então na finalização dos últimos 50 metros, que é a parte mais difícil da prova”, explicou Lawrence.
Em Paris desde o início do mês de julho para se preparar para o momento mais importante da carreira até ao momento, o nadador de 20 anos vai ser o porta-bandeira de Moçambique e entra em competição no próximo dia 27 de julho (sábado).
“A meta é muito alta, não sei para onde vamos, mas é só dar o melhor e ver onde levo. É totalmente incrível. Estou muito grato pela oportunidade, não estava nada à espera de ser porta-bandeira. Estou sem palavras, não estava mesmo nada à espera e é uma coisa que só faz uma vez por toda a vida. Vamos ver se consigo entrar nos próximos Jogos, mas é um momento incrível”, disse Lawrence.
Melhor o seu tempo nos 100 metros bruços é o grande objectivo de Lawrence nestes Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Os adversários que estou mais focado são o nível africano, quero melhorar o meu ranking no nível africano. Era bom ver no nível mundial, mas vou admitir que ainda não estou nesse nível. Espero que daqui a quatro anos consiga estar aí. Mas em natação nunca se sabe o que acontece, uma coisa pequena pode mudar na tua técnica e pode mudar o teu tempo no final. Vou dar o meu máximo, estou à espera de nadar muito melhor do que o tempo que já tenho, que foi em Fukuoka no Mundial e também esse tempo que atingi não estava nada à espera. Com esta pressão motivacional também ajuda a melhorar”, referiu Lawrence.
As eliminatórias dos 100 metros bruços estão marcadas para as 11h00 (hora moçambicana). Se avançar para as semifinais, vai competir pouco depois das 21h00 do mesmo dia. A final da competição está marcada para o início da noite do dia 28 de Julho (domingo). (LANCEMZ)