O Jr. NBA, programa juvenil de basquetebol promovido pela Fundação Clarisse Machanguana, encerrou neste sábado, 27 de setembro, no Pavilhão da Escola Americana, após seis meses de competição que reuniram jovens atletas Sub-16 de várias escolas de Maputo.As escolas Secundária Francisco Manyanga (em masculinos) e Josina Machel (em femininos) são os grandes vencedores desta competição que visa descobrir novos talentos para a bola-ao-cesto nacional.
Por: Rosário Rafael
O evento contou com a presença do ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, que proferiu palavras de encorajamento aos petizes participantes da competição.
A organizadora do certame, Clarisse Machanguana, sublinhou a dedicação dos participantes e apelou à conciliação entre o desporto e os estudos.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Diversas individualidades ligadas ao basquetebol nacional marcaram presença, como o presidente da FIBA África, Aníbal Manave, dos treinadores Nazir Salé, Miguel Guambe, e de antogas estrelas da modalidade ccomo Esperança Sambo, Sílvia Langa entre outras.
Houve ainda uma feira de ciência, onde os alunos apresentaram as suas invenções, ligando o desporto ao conhecimento científico.
Finais emocionantes
Na final feminina, a Escola Josina Machel venceu a Escola Noroeste 1 por 27-19, num embate equilibrado em que ambas as equipas se bateram até os últimos instantes.
Já na final masculina, a Escola Francisco Manyanga derrotou a Escola Trinchard por 39-25, num jogo em que a formação da Manyanga soube aproveitar os espaços concedidos pelo adversário.
No final da cerimónia, foram entregues medalhas e troféus às equipas em destaque, em femininos a campeã foi a Escola Josina Machel e a vice-campeã a Escola Noroeste 1.
Em masculinos, o campeão foi a Escola Francisco Manyanga os vice-campeãos – Escola Trinchard.
Nos prémios individuais, destaque para Cidália Muchanga, considerada a MVP da prova em femininos, e Gervásio Magaia, distinguido como MVP em masculinos.