A União Desportivq do Songo recebeu e derrotou o Ferroviário de Maputo por uma bola sem resposta em jogo que encerrou a 20ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol e que teve lugar na tarde desta segunda-feira, 28 de Outubro, no campo da HCB. Com o triunfo, os “hidroeléctricos” desalojaram a Associação Black Bulls da liderança do Moçambola 2024, pois passam a somar 43 pontos, mais um que os “touros” que podem voltar a reassumir a primeira posição da prova caso vençam a turma do Baía de Pemba no jogo de acerto de calendário da prova, marcado para a próxima quarta-feira, 31 de Outubro.
Por Alfredo Júnior, em Songo
A hora do jogo os termómetros indicavam 42 graus centígrados algo que condicionou as duas equipas nos instantes iniciais da contenda. Como lhe competia e tendo em conta que está a lutar pela conquista do título, a União Desportiva Songo entrou com as setas apontadas ao ataque sendo a equipa que mais vezes chegou à baliza contrária, com o Ferroviário de Maputo a defender-se bem para evitar o golo da equipa da casa.
Os “hidroeléctricos” procuraram a todo custo chegar ao golo, mas esbarravam na boa organização defensiva dos “locomotivas” de Maputo, ou então, na atenção de Guirrugo que aos 16 minutos esticou-se para defender para canto, tal como aos 20 minutos quando evitou que Lau King no interior da pequena-área desviasse para o interior das suas redes.
Aos 31 minutos Dário Melo tirou um remate do meio da rua, mas Guirrugo que já jogou no Songo mostrou atenção entre os postes ao socar a bola para canto, numa defesa espectacular.
O jogo dirimia-se no meio-campo defendido pelo Ferroviário de Maputo que aos 36 minutos voltou a ver o perigo a rondar a sua baliza, mas Lau King e Muzaza atrapalharam-se na hora de visar a baliza contrária.
E o domínio da equipa da casa acabou por se concretizar a passagem do minuto 45 quando Lau King correspondeu a uma boa jogada de envolvimento que culminou com o remate do atacante para o fundo das redes, batendo o guarda-redes Guirrugo que desta vez nada poderia fazer para impedir o golo da União Desportiva do Songo.
Na segunda parte a União Desportiva do Songo continuou a mais ofensiva e aos 54 minutos John Banda combina bem com Lau King que poderia ter devolvido a bola para o malawiano, mas optou pelo remate para defesa de Guirrugo.
O guarda-redes “locomotiva” voltou a ter uma defesa para fotografia quando aos 61 minutos John Banda combina bem com Dominguez que tira um remate colocado, porém Guirrugo negou o golo ao jogador mais velho em campo que foi substituído aos 72 por Luís Miquissone a recuperar de uma lesão na coxa direita.
O jogo foi decorrendo num ritmo lento e aos 89 minutos o Songo teve tudo para chegar ao segundo golo quando Miquissone combina bem com John Banda que faz um passe precioso para Dário Melo que tira um remate para a malha lateral da baliza de Guirrugo.
Aos 94 minutos Alcides trabalha bem pela direita servindo a John Banda que preferiu fazer um passe para Luís Miquissone que perdeu tempo e a bola quando tentou fintar um adversário ao invés de rematar de primeira.
FICHA TÉCNICA
Campo da HCB
Assistência:
Arbitragem: João Nhatuve, auxiliado por Zacarias Baloi e António Macuate. Quarto árbitro: Óscar Solha.
UD SONGO: Germano; Ifren; Sidique; Macaime; Tinotenda; Banda; Muzaza; Candinho (Agenor 88’); Dominguez (Luís Miquissone 72’); Lau King (Alcides David 72’); Dário (Emanuel 95’).
TREINADOR: Mark Harrison.
FERROVIÁRIO DE MAPUTO: Guirrugo; Ezequiel; Celso (Shelton 72’); Abass (Laquê 64’); Malino (Xirasse 64’) Jeitoso; Raymod; Huga; Victor; Sumbane (Mário 64’); Denny; Tununo. TREINADOR: Carlos Manuel.
ACÇÃO DISCIPLINAR: cartão amarelo para Raymond (76’)