desporto mocambicano

Kayo Cêra e Fundação Joaquim Chissano celebraram memorando de entendimento

  • 930

O jovem piloto internacional moçambicano, Kayo Cêra, e a Fundação Joaquim Chissano, assinaram, na tarde desta terça-feira, 04 de Junho, um memorando de entendimento que reforça o compromisso mútuo com o desenvolvimento juvenil e a aposta do desporto como ferramenta de paz e solidariedade.

 

O Bicampeão do Karting na categoria de Mini Max, Kayo Cêro ingressa na Fundação de forma voluntário, e expressou gratidão e orgulho em colaborar com a Fundação na promoção das acções da paz.

 

“É um orgulho muito grande estar aqui presente e fazer parte da Fundação Joaquim Chissano, farei tudo para ajudar a defender as causas da instituiçãoGostaria de convidar o Presidente Joaquim Chissano para ir assistir a minha prova de Karting, que é o que eu melhor sei fazer”, enfatizou o piloto do Desporto Motorizado..

 

Por sua vez, o antigo chefe do Estado, Joaquim Chissano, destacou a importância do desporto na construção de um futuro pacífico, destacado a solidariedade e o respeito mútuo entre os praticantes do desporto como valores fundamentais.

 

“Em princípio, os desportos são desportos de paz, não pelas regras que se impõe lá, mas nós temos que trabalhar para que sejam de paz porque os desportistas realmente se sentem solidários, por isso que mesmo perdendo ou ganhando, são sempre solidários”, afirmou Chissano.

 

O ex-presidente da República de Moçambique, também reforçou a importância da juventude e desporto na promoção da cultura e identidade moçambicana para desenvolvimento sustentável do país.

 

“Quando dizemos cultura, falamos de identidade. E, identidade é ser moçambicano, sentir-se orgulhoso de ser moçambicano, e querer que todos os outros sejam desta identidade. Não existe Maconde, Xangana, Chuabo, ou Macua, ou se branco, sou preto, sou mulato. Nada disso. É moçambicano! Sou moçambicano. Essa identidade é que temos que encontrar. E encontramos essa identidade na cultura”, reforçou Joaquim Chissano.

 

Por último, congratou o piloto moçambicano por abraçar as causas da Fundação e poder dar mais visibilidade à instituição através do desporto.

 

“Quero congratular-te por essa decisão que tomaste de fazer parte da Fundação. És voluntário não só para dar o nome da Fundação, mas também,  de ser conhecido por causa da tua participação no desporto e das tuas ideias”, sublinhou Chissano.

 

Com a assinatura deste memorando, Kayo Cêra, torna-se voluntário e embaixador da Fundação no mundo do desporto, passando a carregar os símbolos da instituição na promoção da paz, desenvolvimento e cultura no Desporto Motorizado.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .