A Associação Black Bulls (com 48 pontos) e a União Desportiva do Songo (com 46) são as duas únicas formações que ainda podem chegar ao título de campeão do Moçambola 2024. No último domingo as duas equipas mantiveram-se na corrida, enquanto que o Costa do Sol ficou definitivamente arredado de conquistar o canecão do Campeonato Nacional de Futebol. A luta pela conquista da prova foi atiçada com um bis de Kadre na vitória dos “touros” sobre o 12º classificado, o Textáfrica do Chimoio por 4-0, igual resultado registado no Songo onde os “hidroeléctricos” viram Lau King assinalar um poker, o primeiro da presente edição da competição, na partida diante do penúltimo colocado, o Brera Tchumene.
Por Redacção LanceMZ
A corrida pelo título continua acirrada e quando falta uma jornada para o fim ainda não se conhece o vencedor da principal prova futebolística do país, sendo que só no próximo domingo é que se saberá entre o Black Bulls e a União Desportivo qual das duas equipas sucederá o Ferroviário da Beira na qualidade de campeão nacional de futebol.
A decisão do título passará pelo Estádio Municipal 1º de Maio em Lichinga onde o Ferroviário local vai receber o líder isolado da prova Black Bulls. Na primeira volta as duas equipas não foram além de um empate a duas bolas. No Moçambola 2023, os “locomotivas” de Lichinga ganharam por uma bola a zero, depois de terem empatado a uma bola em Tchumene.
Outro local de onde poderá sair o campeão é a cidade de Nacala aonde o Desportivo local vai receber a União Desportiva do Songo, num encontro entre duas equipas que recentemente estiveram frente-a-frente para a Taça de Moçambique numa partida ganha pelos hidroeléctricos, sendo que nos últimos 13 confrontos entre as duas formações a turma do Songo venceu 8, os nacalenses ganharam 4 jogos e uma partida terminou empatada.
KADRE BISA E ISOLASSE NA LISTA DOS MELHORES MARCADORES
No último domingo, 3 de Novembro, houve um autêntico festival de golos na 21ª jornada do Moçambola 2024, começar pela goleada imposta pela Black Bulls sobre o Textáfrica do Chimoio, uma “tourada” que aconteceu na Lalgy Arena em Tchumene.
Numa tarde de grande inspiração, Kadre abriu o activo para a Black Bulls quando estavam jogados 29 minutos, sendo que o segundo golo aconteceu aos 48 minutos por intermédio de Hammed através da transformação de uma grande penalidade.
Aos 52 minutos Kadre voltou a marcar, cimentando a liderança na lista dos melhores marcadores da prova, passando a contar com 14 golos marcando, mais dois que Elias Macamo que voltou a ficar em branco na competição. A goleada ficou confirmada aos 61 minutos quando Stephen encerrou a contagem em 4-0.
LAU KING REGISTA PRIMEIRO POKER DO MOÇAMBOLA
Golos de todos estilos e feitios também se registaram no campo sul da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a casa da União Desportiva do Songo que recebeu a turma do Brera Tchumene que viajou para a cidade de Tete dias depois de ter afastado Dario Monteiro do comando técnico da equipa italo-moçambicana.
A chicotada psicológica não teve efeitos desejados na equipa que foi orientada por Amisse Barros que viu Lau King Inaugurar o activo à passagem do minuto 29, curiosamente o mesmo em que a Black Bulls marcava o seu primeiro golo no Tchumene.
Coube ao rei dos golos no Songo, ou seja, Lau King, apontar os restantes tentos da turma hidroeléctrica, isto aos 38, 48 e 75 minutos, registando o primeiro poker do Moçambola 2024, sendo este o quinto golo do avançado em menos de uma semana, atendendo e considerando que foi o autor do único golo que deu vitória a União Desportiva do Songo na jornada anterior na recepção ao Ferroviário de Maputo. (LANCEMZ)