A judoca moçambicana Shenidy Tsemane foi a única a sair medalhada dos quatro atletas moçambicanos que tomaram parte no African Open de Angola, prova de judo pontuável para a qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e que decorreu no pretérito fim-de-semana no pavilhão de Quilamba, em Luanda.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, Shenidy Tsemane, de 16 anos, teve uma estreia auspiciosa neste tipo de competição, pois no dia 7 de Abril, o Dia da Mulher Moçambicana, decidiu brindar o país com a medalha de ouro dos menos de 57 quilogramas, na categoria de juniores.
Dada a excelente prestação na sua categoria, Shenidy Tsemane competiu na categoria dos seniores, tendo terminado na terceira posição, conquistando a medalha de bronze da competição, ao derrotar por ippon a angolana Noémia Bundy. Esta vitória significou o amealhar dos primeiros 50 pontos da judoca moçambicana que entra assim para a corrida à qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Já a experiente judoca Jacira Ferreira não foi além do quinto lugar nesta competição em que entrou em cena na categoria dos menos de 52 quilogramas. Jacira Ferreira esteve isenta da primeira eliminatória da “Pool D”, tendo sido derrotada pela senegalesa Diodio Sonko. Na repescagem para o bronze, Ferreira voltou a perder, desta feita para a cabo-verdiana Djamila Silva.
MASCULINOS ELIMINADOS NO PRIMEIRO COMBATE
Em masculinos, Narciso Matos competiu nos menos 73 quilogramas e depois de estar isento da primeira eliminatória da “Pool B” foi derrotado no combate seguinte pelo angolano Dosade Camota, falhando deste modo o combate de repescagem.
Por seu turno, Marcelino Manjate combateu na categoria dos menos 66 quilogramas, tendo perdido logo no primeiro combate para o judoca angolano Leonardo André, no combate referente a “Pool B” que foi dominado pelos judocas anfitriões.
O African Open de Angola contou com um total de 179 concorrentes. A delegação angolana foi a maior com 109 judocas, 63 homens e 46 mulheres, seguida da República Democrática do Congo com 16 (12 homens e 4 mulheres) e do Senegal com 14 atletas (8 homens e 6 mulheres).
Além de Angola, a competição contou com a participação do Burundi, Camarões, Cabo Verde, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão, Gâmbia, Guiné, Madagáscar, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Senegal, África do Sul, Uganda, Tanzânia , Zâmbia, Zimbabwe e a convidada Tailândia. (LANCEMZ)










