A judoca moçambicano Jacira Ferreira esteve próxima de conquistar a medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth, porém não resistiu ao poderio da irlandesa Yasmin Javadian que fez valer a sua experiência para ganhar o combate no Golden Score, ou seja, uma espécie de prolongamento dos combates de judo.
Por Alfredo Júnior em Birmingham
A prestação de Jacira Ferreira na categoria dos menos de 52 kg começou logo pela manhã desta segunda-feira, 1 de Agosto, quando a moçambicana enfrentou a judoca camaronesa Marie Celine Baba Matia com quem já havia cruzado caminho em provas realizadas no continente africano.
No combate integrado nos quartos-de-final Jacira Ferreira acabou por perder por WAZARI, visto que a camaronesa Marie Celine Baba Matia acabou por ser mais eficaz na táctica utilizada.
Apesar da derrota, Jacira Ferreira foi à repescagem e teve pela frente a escocesa Marsh Kirsty que contava com o apoio dos adeptos que preenchiam as bancadas só Conventry Arena.
Neste combate a judoca moçambicana começou por estar em desvantagem com a escocesa a pontuar através de WAZIR, não suficiente para derrubar a Jacira Ferreira, isto quando faltavam dois minutos e meio para o fim da contenda.
Ferreira não se distraiu com a desvantagem e continuou à procura do melhor momento para atacar. E foi o que aconteceu no último minuto do combate quando aplicou um IPPON a Irlandesa Marsh Kirsty que ficou incrédula dom a derrota. A vitória permitiu a judoca moçambicana entrar para a disputa da medalha de bronze.
Jacira Ferreira combateu até ao limite no tatâmi do Conventry Arena, do primeiro ao quarto minuto do tempo regulamentar da sua luta e resistiu aos golpes de Yasmin Javadian, norte-irlandesa que ostenta os títulos de campeã europeia da categoria.
A disputa foi até ao Golden Score ou seja, uma espécie ao prolongamento (pontuação de ouro ou morte súbita) e aí valeu a experiência da adversária da moçambicana que acabou vencendo por WAZARI. Ainda assim, Jacira mereceu os aplausos dos moçambicanos presentes neste recinto.
No final deste combate à emoção tomou conta de Jacira Ferreira que foi a primeira atleta moçambicana esteve mais próxima de conquistar uma medalha. Mas, a Judoca recebeu palavras de Maria Lurdes Mutola, que confortou-a explicando que a judoca esteve a um bom nível. (LanceMZ)










