O Costa do Sol recebe o Ferroviário de Maputo em jogo a contar para a 18ª jornada do Moçambola 2023. Independentemente do posicionamento das duas equipas na tabela classificativa este é um clássico do futebol moçambicano que promete arrastar muito público ao Campo dos Canarinhos, que na tarde deste sábado vai ser o palco do confronto entre as duas equipas mais tituladas do país. Outro destaque da jornada será o duelo entre a Associação Black Bulls e o Ferroviário da Beira, duas equipas que estão no topo e separadas por quatro pontos, sendo que os “touros” tem um jogo a menos. A partida está agendada para segunda-feira, 25 de Setembro.
Por Redacção LanceMZ
Relativamente longe dos lugares cimeiros, tanto o Costa do Sol como o Ferroviário de Maputo procuram não perder de vista o líder do Moçambola 2023. Os “canarinhos” e “locomotivas” seguem empatados na tabela classificativa com 25 pontos, na quarta posição, sendo esta uma oportunidade para uma descolar-se da outra.
O Costa do Sol chega a este encontro após empatar a zero na deslocação à casa da Associação Desportiva de Vilankulo, enquanto que o Ferroviário de Maputo alcançou uma vitória gorda ao derrotar o Matchedje de Maputo por 3-0, em partidas da 16ª jornada.
Os “locomotivas” de João Chissano chegarão ao ninho do “canário” motivados depois de no último sábado terem derrotado o Sagrada Esperança de Angola por uma bola sem concorrência, em jogo da primeira mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol, também designada Taça Nelson Mandela.
Na primeira volta, a 28 de Maio, o Costa do Sol emprestou a sua casa ao Ferroviário de Maputo e venceu por duas bolas a uma, uma das cinco vitórias alcançadas pelos “canarinhos” nos últimos 19 jogos entre ambas formações da capital do país, nos quais os “locomotivas” venceram 9 partidas e outras cinco terminaram empatadas.
O jogo Costa do Sol – Ferroviário de Maputo terá arbitragem de luxo, ou seja, será dirigida por juízes internacionais, com Celso Alvação a liderar a equipa que terá em Arsénio Maringule como primeiro assistente, Zacarias Balói como segundo assistente e Wilson Muianga será o quarto árbitros.
PERSEGUIÇÃO AO LÍDER JOGA-SE EM TCHUMENE
A 18ª jornada do Moçambola vai ser encerrada na tarde de segunda-feira, 25 de Setembro, com a realização do jogo Black Bulls – Ferroviário da Beira, duas formações que recentemente trocaram de posições na liderança do Campeonato Nacional de Futebol.
Os “locomotivas” do Chiveve chegam a Tchumene com quatro pontos de vantagem sobre os “touros”que que quererão certamente lamber as feridas da derrota da jornada anterior em que perderam por uma bola sem concorrência na deslocação à casa do Baía de Pemba FC.
Na história recente dos confrontos entre as duas equipas, o Ferroviário da Beira nunca venceu ao Black Bulls que na primeira volta a 27 de Maio foi ao Caldeirão do Chiveve arrancar um empate a zero. Em cinco frente-a-frente entre as duas formações a Black Bulls venceu duas partidas e as restantes três terminaram empatadas.
Refira-se que este encontro vai marcar um frente-a-frente entre Hélder Duarte e Inácio Soares, dois treinadores portugueses que fizeram a dupla técnica que levou a Black Bulls à conquista do título no Moçambola 2021.
A 18ª jornada abre nesta sexta-feira, 22 de Setembro, com o Ferroviário de Nacala a receber a Associação Desportiva de Vilankulo, sendo que no sábado no Campo Municipal de Pemba o Baía de Pemba FC recebe a União Desportiva do Songo. Para a a tarde de domingo estão marcados os jogos Matchedje de Maputo – Ferroviário de Lichinga e Ferroviário de Quelimane – Ferroviário de Nampula. (LANCEMZ)