A Associação Black Bulls conquistou na tarde desta segunda-feira, 11 de Novembro, o seu segundo título de Campeão Nacional de Futebol, ao vencer o Ferroviário de Lichinga por uma bola a zero, com o tento a ser apontado por Chamito. Com o triunfo, os “touros” passaram a somar 51 pontos, mais dois que a União Desportiva do Songo que venceu o Desportivo de Nacala por duas bolas a uma.
Por Redacção LanceMZ
À entrada para o jogo da 22ª e última jornada do Moçambola 2024, a Black Bulls sabia que um empate era o suficiente do que precisava para conquistar o título, mesmo se o seu concorrente directo a União do Songo vencesse a partida realizada em Nacala.
Ao longo primeira parte da partida Ferroviario de Lichinga – Black Bulls foi disputada com uma toada de equilíbrio com ocasiões claras de golo a escassearem tanto da parte dos “touros”, assim como pela parte dos “locomotivas” de Lichinga, isto até ao apito final dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, coube a Chamito anotar o golo que acabou confirmando o título de campeão nacional parta ops, quando estavam jogados 53 minutos. Até ao apito final, a formação de Hélder Duarte segurou a vantagem preciosa e no final da contenda fez-se festa no Estádio Municipal 1º de Maio de Lichinga.
Nota negativa vai para ao adeptos dos Ferroviário de Lichinga que arremessaram pedras para o interior do recinto, em protesto a uma pretensa irregularidade no golo que confirmou o título a Black Bulls.
O título é de todo merecedor para os “touros” que ao cabo de 22 jornadas conquistaram 51 pontos, fruto de 15 vitórias, seis empates e uma derrota, tendo marcado 47 golos e sofrido apenas 21 tentos, superando os 49 pontos da União Desportiva do Songo que anotou 14 vitórias, 7 derrotas, uma derrota, 34 golos marcados e 11 sofridos.
Este é o segundo título de Campeão Nacional de Futebol conquistado pela Associação Black Bulls que ganhou o seu primeiro canecão no Moçambola 2021. Os “touros” vão representar Moçambique na fase de qualificação a Liga dos Campeões Africanos de 2025-2026. (LANCEMZ)