O Clube Ferroviário de Maputo vai passar a realizar os seus jogos caseiros no campo do Costa do Sol, fez saber a colectividade em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social. Esta situação advém do facto de o Estádio da Machava, o recinto que acolhe os jogos dos “locomotivas” desde 1968, ter sido reprovado e necessitar de uma reabilitação profunda para responder às exigências para acolher jogos do principal campeonato nacional do futebol o Moçambola.
Por Redacção LanceMZ
No comunicado em referência “a Direcção do Clube Ferroviário de Maputo informa aos adeptos, sócios, órgãos de comunicação social e demais interessados que a equipa principal de futebol vai realizar os seus jogos do Moçambola-2023 no campo do Costa do Sol até à conclusão das obras de melhoria do Estádio da Machava.”
Sem indicar a data do início das obras, a Direcção “locomotiva” faz saber que “esta medida deve-se, conforme supracitado, aos trabalhos de melhoria do recinto que coincidem com o decurso do Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Moçambola”.
“Esta medida tem efeito imediato, a partir da segunda jornada do Moçambola, quando a equipa receber, no próximo sábado, 22 de Abril, o seu homónimo de Nampula”- lê-se no comunicado.
ESTÁDIO DA MACHAVA DESCONTINUADO
Após várias inspeções conduzidas por técnicos nacionais e estrangeiros o Estádio da Machava foi reprovado com a indicação de que o empreendimento desportivo carece de uma reabilitação com maior destaque para a substituição da relva sintética pela natural e colocação de cadeiras plásticas para que o recinto corresponda com a exigências do futebol moderno.
No ano passado os “locomotivas” procederam algumas benfeitorias como a melhoria dos balneários, iluminação no túnel de acesso ao campo, cacifos, ventilação, entre outras obras.
De acordo com a Direcção do Ferroviário de Maputo as obras vão arrancar em breve, uma promessa que vem sendo arrastada desde o ano passado.
Em 2022, a Direção dos “locomotivas” da capital do país chegou a avançar que eram necessários cerca de 100 milhões de meticais, para a intervenção completa na reabilitação de um dos mais antigos estádios do país, com capacidade para albergar cerca de 35 mil espectadores, construído no tempo colonial. (LANCEMZ)