O Ferroviário de Maputo é vice-campeão da Women's Basketball Legue Africa (WBLA). A equipa moçambicana, falhou a revalidação do título africano após ser derrotada na final pelo anfitrião, o Al Ahly do Egipto, por 77-51, num jogo disputado na noite deste domingo, 14 de dezembro, no Cairo.
Por Artur Manhique
A jogar perante um público que lotou o Prince Abdallan Al Faisal Sports Hall, para apoiar a formação da casa, as "locomotivas" da capital enfrentaram dificuldades desde o início. O primeiro quarto terminou com uma desvantagem de 12 pontos para o Ferroviário de Maputo, com o placar a assinalar 29-17.
O domínio do Al Ahly manteve-se no segundo quarto, com a equipa egípcia a ampliar a vantagem para 19 pontos, fixando o resultado ao intervalo em 46-27. A turma orientada por Nasir Salé continuava a demonstrar dificuldades em travar o ímpeto ofensivo das anfitriãs.
No regresso para a segunda parte, as campeãs africanas em título, sob o comando de Odélia Mafanela — que terminou a partida com 11 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências, entraram mais determinadas e certeiras, vencendo o terceiro quarto por 20-11 e reduzindo a diferença pontual para apenas 10 pontos.
Contudo, no último quarto, o Al Ahly entrou avassalador e não deu margem de reação ao representante moçambicano. As egípcias venceram o quarto de forma categórica por 20-4, estabelecendo o resultado final em 77-51.
A nível individual, Ingvild Mucuaro, com médias de 11.2 pontos, 9.2 ressaltos e 3.7 assistências por jogo, integra o cinco ideal da competição juntamente com Raneem Elgedawy (MVP), Yacine Diop (APR do Ruanda), Hagar Amer (Al Ahly do Egipto) e Alibay Matharru (ASC Ville de Dakar do Senegal).










