O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol apuraram-se sem dificuldades para a final da Liga Sasol 2022 de Basquetebol Séni "/> O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol apuraram-se sem dificuldades para a final da Liga Sasol 2022 de Basquetebol Séni "/>
desporto mocambicano

Ferroviário de Maputo e Costa do Sol confirmam encontro na final da Liga Sasol

  • 97

O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol apuraram-se sem dificuldades para a final da Liga Sasol 2022 de Basquetebol Sénior Feminino ao dominaram por números expressivos respectivamente as equipas da A Politécnica (por 78-32) e Ferroviário da Beira (por 92-28).

 

Por Redacção LanceMZ e Jaime Machel (Fotos) 

 

Com estas vitórias as “locomotivas” e “canarinhas” vão reeditar a final da primeira edição  em que o Campeonato Nacional da categoria foi disputado em formato de Liga, decisão essa que foi ganha pelo Costa do Sol. A final vai iniciar na próxima sexta-feira, 2 de Dezembro, pelas 18 Horas. 

 

Na primeira meia-final do dia, as “locomotivas” da capital do país trucidaram as estudantes politécnicas, que terminaram em segundo lugar no Grupo B, não conseguiram acompanhar o andamento da equipa de Nasir Salé que ao intervalo já vencia por 43-15.

 

VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE

No terceiro e último quarto o Ferroviário de Maputo girou o seu banco de suplentes já a pensar na final e as jogadores deram a resposta que a equipa técnica pretendia, pois saírem a ganhar aos trinta minutos de jogo por 66-21. 

 

No último quarto as “locomotivas” abrandaram de ritmo sem com isso permitisse a aproximação da

A Politécnica. Na vitória do Ferroviário de Maputo por 78-32, destaque para a actuação de Odélia Mafanela  que marcou 16 pontos e foi bem secundada por Rosa Cossa que anotou 10 pontos. 

 

BRIDE HOPOATE ESTREOU COM DUPLO-DUPLO NA QUALIFICAÇÃO DAS “CANARINHAS” 

 

O Costa do Sol, teve  pela frente na meia-final a formação do Ferroviário da Beira que tem tido exibições surpreendentes na Liga Sasol, porém as “locomotivas” do Chiveve enfrentaram muitas dificuldades para enfrentar as campeãs em título, pois a turma do Chiveve apenas marcou dois pontos contra 15 da adversárias. As “canarinhas” continuaram a pisar no acelerador e chegaram ao intervalo a vencer por 44-20. 

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

No terceiro quarto, Sheila Ventura foi certeira no lançamento exterior apontando 15 pontos fruto de 5 tiros dos três acertados em oito tentativas, levando o jogo para o resultado de 67-22 no final desta etapa. 

 

Perante a falta de argumentos por parte da meninas do Chiveve que tiveram em Iolanda Francisco como a jogadora mais inconformada ao marcar 11 pontos e capturar 8 ressaltos, as “canarinhas” foram alargando a sua vantagem com Ingvild Mucauro (autora de 13 pontos e 4 ressaltos) e o grande destaque foi para a estreia da australiana Bride Hopoate que anotou um duplo-duplo, ao marcar 20 pontos e ganhar 16 ressaltos, contribuindo para vitória por 92-28, 64 pontos que espelham as diferenças entre as duas equipas. 

 

LAZIO ASSEGURA MANUTENÇÃO E MAXAQUENE DESPROMOVIDO 

 

A equipa da Lazio de Maputo assegurou a manutenção na Liga Moçambicana de Basquetebol em Seniores Femininos ao derrotar o Maxaquene por 49-33, no jogo de atribuição do 5º lugar e que foi disputado na tarde desta quarta-feira, 30 de Novembro. 

 

A turma da Lazio que participou na sua primeira edição da Liga da Sasol, entrou a todo gás nesta partida com o objectivo de assegurar a permanência na prova, tendo saído para o intervalo a vencer por 35-22. 

 

Na segunda parte, as pupilas de Cleto Chissico continuaram no comando da marcha do marcador, sendo que no terceiro quarto já venciam por 49-25. Na última etapa as “tricolores” procuraram reverter o cenário, apertando a defesa fazendo com que as adversárias marcassem apenas 5 pontos, contra oito da equipa da casa que acabaram por ser insuficientes para evitar a vitória por 49-33. 

 

Délia Sechene da Lazio anotou um duplo-duplo, ou seja, marcou 14 pontos e ganhou 13 ressaltos,enquanto a internacional Onélia Mutombene marcou 11 pontos, contribuindo para a manutenção da Lazio de Maputo na prova. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .