O tenista moçambicano, Edilson Rosa, voltou a fazer história ao assegurar a conquista de mais um título do segundo Circuito Mundial de Ténis em Juniores depois de derrotar o jovem angolano Daniel Domingos.
O último dia do torneio que teve lugar nos "courts" do Jardim Tunduro, onde o tenista nacional saiu vitorioso por 2-0 com parciais 6-1/4-1.
Desde o início do encontro, Edilson soube explorar o desgaste físico do seu oponente, resultante da partida das meias-finais realizada ontem, que durou mais de 4 horas, e venceu o primeiro set sem dificuldades.
No segundo, abriu uma vantagem de 4-1, acabando por vencer depois da desistência de Daniel Domingos que já se mostrava esgotado.
"Enfrentar um adversário que ontem teve mais de 4 horas de jogo constituiu uma vantagem porque o jogo exigi muito esforço físico e mental, e isso ajudou-me muito a alcançar a vitória porque ele não estava assim 100%", afirmou o tenista.
Por outro lado, o atleta mostrou-se optimista para o futuro e reforçou o sonho de conquistar mais lugares de pódio e que a modalidade continue crescendo a nível nacional e pelo mundo.
"Espero que seja só o começo, que os meus colegas também consigam lugares de pódio como este, também espero que o Ténis nacional desenvolva e tenha um futuro".
Com a conquista dos dois torneios Mundiais, o jovem tenista saltou da posição 1200 para 500 no Ranking Mundial do Ténis.
Depois da derrota na final, João Almeida, treinador do tenista Daniel Domingos, afirmou que estavam cientes das dificuldades que iriam enfrentar devido a condição física do seu jogador bem como pela qualidade do Edilson e teceu rasgados elogios ao atleta nacional.
"Apesar de ter perdido a final diante do Edilson, estávamos cientes das dificuldades que havíamos de encontrar, o Daniel, na partida de ontem, jogou por 4 horas e isso quebrou o atleta fisicamente, mas, ainda assim, não quero aqui tirar o mérito do Edilson, porque, para mim, é um excelente jogador e Moçambique está de parabéns por ter este menino", elogiou.
Por fim, mostrou-se positivamente surpreendido pela organização do evento, composta por uma equipa muito jovem, "em suma, é tudo positivo, boa organização, arbitragem também esteve bem. Está de parabéns o Ténis Moçambicano".
GOVERNO PREMEIA EDILSON COM A PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS DE ACRA
Para Director Nacional do Desporto, Francisco da Conceição, a conquista desses dois torneios por parte do atleta moçambicano é uma mais valia para a modalidade e uma demonstração claro do talento dos jovens atletas nacionais e, garantiu a participação do Edilson Rosa nos jogos Africanos de Acra.
"Vamos premiar o jovem atleta com a presença nos jogos Africanos de Acra e vamos ver como é que ele se porta a um nível já muito mais evoluído, mas é importante porque ele vai aprender e vai ter mais foco e maturidade", garantiu Francisco da Conceição, director Nacional do Desporto.
Reforçando ainda que a conquista desses dois torneios por parte do atleta moçambicano é uma mais valia para a modalidade e uma demonstração claro do talento dos jovens atletas nacionais.
Para o presidente da Federação Moçambicana de Ténis, Jonas Alberto, "Edilson é uma inspiração para os atletas mais novos".
Na mesma senda, aproveitou a oportunidade para agradecer ao público que se fez presente em apoio ao Edilson e a imprensa pela cobertura do evento.
"Gostávamos de agradecer a toda gente que veio assistir e dar força ao Edilson, aos médias, que vocês foram espectaculares na cobertura do evento desde o primeiro momento e acaba prestigiando a modalidade e dando mais moral e visibilidade aos atletas".
"O FUTURO DO TÉNIS MOÇAMBICANO É PROMISSOR"
Convidado a fazer uma avaliação dos atletas, o treinador moçambicano Bruno Figueiredo, referiu que o desempenho tenistas nacionais, em especial o Edilson, traz garantias para o futuro do ténis e uma demonstração clara de que é possível.
"As conquistas do Edilson mostram que é possível, é só uma questão de acreditar, trabalhar e estar envolvido no Clube de Ténis porque neste momento, o futuro do ténis moçambicano é muito promissor", concluiu.










