A cidade de Maputo, concretamente no Pavilhão da Escola Secundária Josina Machel, acolheu, neste domingo, 13 de Abril, a jornada inaugural do Torneio Comunitário de Badminton, que reúne dez comunidades de diferentes grupos étnico-culturais residentes em Moçambique, numa competição promovida pela Associação Indiana de Moçambique e pela Academia Pro32.
Por Artur Manhique e Sérgio Costa (Fotos)
Na jornada de abertura, a contar para o Grupo A, a Associação Malayalee de Moçambique e a Comunidade Ismaili estiveram em evidência ao vencer os seus três jogos disputados, partilhando a liderança com 6 pontos cada. Já no Grupo B, o destaque vai para a Comunidade Hindu de Maputo, que se isolou na primeira posição com 6 pontos, fruto de três vitórias em igual número de jogos.
“Este torneio trouxe uma iniciativa muito bela para unir todas as comunidades que existem aqui em Moçambique e trouxe oportunidades para conhecermos mais jogadores, pessoal que nós nunca tínhamos visto antes mas ao mesmo tempo estamos a ver muita aderência em relação ao suporte, o pessoal que está a vir cá podem ver pela plateia, temos muita gente mesmo que está a perceber o jogo, melhor entender o jogo aqui para conhecer o desporto, o que é muito bom, é uma iniciativa muito bela mesmo”, disse Nikita Himatlal da Comunidade Hindu de Maputo.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
“Gosto de ter essas oportunidades para eu jogar Badminton porque eu gosto de fazer, gosto de jogar no meu tempo livre e é bom participar do Torneio”, compartilhou Shayaah Khoja, jogador de Badminton.
“Eu acho que é muito bom fazer parte do Campeonato, eu gosto de jogar esse desporto e também é muito bom”, afirmou Mya da Comunidade Mahometana.
“É uma forma de mostrar para as pessoas que esse desporto existe porque ele não é muito conhecido, então é uma forma das pessoas conhecerem esse desporto que é muito bom. Estou a gostar muito bastante, as equipas são muito boas”, completou a atleta da Academia Pro32.
PROMOÇÃO DE HABITOS SAUDÁVEIS
Por seu turno, o Vice-Presidente da Comunidade e Representante do Desporto, Jatin Varazidas, sublinhou a importância da competição para a saúde e para a socialização entre as comunidades.
“É uma boa iniciativa e aconselho que estes tipos de eventos têm de se repetir mais vezes para criar este ambiente agradável do desporto, conforme as pessoas devem saber, o desporto é saúde e a saúde é fundamental para uma vida saudável”, sublinhou o vice-presidente da Comunidade Hindú de Maputo, Jatin Varazidas.
A prova será disputada no sistema de todos contra todos, envolvendo partidas de singulares e duplas, em masculinos e femininos, com vista a promover o convívio saudável, o bem-estar físico e a integração entre diferentes culturas. (LANCEMZ)