A velejadora moçambicana Deizy Nhaquile iniciou na tarde está quinta-feira, 1 de Agosto, a sua participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, tendo participado na primeira das dez regatas da classe Dinghy que tem lugar em Marselha, na França. Nas águas da marina de Marselha Nhaquile iniciou a sua segunda presença em Jogos Olímpicos, tendo, tendo terminado na 38ª posição.
Por Alfredo Júnior em Paris
Na vela, quanto menor a quantidade de pontos, melhor o desempenho das atletas. Na primeira regata, Deizy Nhaquile somou 39 pontos e terminou na 38ª posição, numa prova que contou com a participação de 43 velejadoras.
A moçambicana deu o melhor de si para galgar posições na primeira regata, superando outra velejadora africana, a do Egipto que terminou na 39ª posição com 40 pontos, numa prova que foi ganha pela francesa Louise Cervera com 1 ponto, sendo seguida pela chinesa Gu Min com 2 pontos e na terceira posição com 3 pontos está a italiana Chiara Benin Floriani.
Está quinta-feira, 2 de Agosto, a velejadora moçambicana compete na segunda regata que está agendada para ter lugar pelas 12:05 Horas, na Marina de Marselha. Os 10 melhores barcos classificados na Série de Abertura avançam para a Disputa da Medalha.
WORLD SAILING FAZ MODIFICAÇÕES NAS REGRAS
Proporcionando uma maior igualdade de gênero nos Jogos e mais diversidade de nações no processo de classificação, a World Sailing fez várias alterações, entre elas transformar o 470 masculino e feminino em um evento de Dinghy misto, para fazer um total de dois eventos mistos de vela - o outro é o Multihull misto, cuja embarcação é o Nacra 17.
Mais duas adições importantes são os novos eventos iQFoil para as provas de Windsurfing e as novas provas de Kite (cuja embarcação é a IKA Formula Kite) para homens e mulheres. O Kite faz sua estreia Olímpica após um teste bem-sucedido nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Os eventos das classes Finn e RS:X foram removidos do programa de Paris 2024. (LANCEMZ)










