Na 17ª jornada do Moçambola 2024, o Costa do Sol assumiu provisoriamente a liderança da prova ao vencer, nesta segunda-feira (23), o Ferroviário de Lichinga por 3-1, em uma partida onde os “canarinhos” dominaram desde o apito inicial e decidiram o encontro ainda na primeira etapa.
Vindo de uma importante vitória fora de portas diante do Textáfrica, o Costa do Sol entrou em campo com as setas apontadas para o ataque e a primeira oportunidade clara surgiu num remate Mbulu para uma defesa apertada do guarda-redes Frenque.
Os “canarinhos” viriam a abrir o marcador num lance infeliz do guarda-redes do Ferroviário de Lichinga, a introduzir a bola no interior da própria baliza na sequência de um canto cobrado pelo Isac.
O 2 a 0 chegou apenas dois minutos depois em mais uma saída rápida do avançado malawiano Mbulu, que desta vez não desperdiçou e atirou a contar.
Apesar da vantagem tranquila, os pupilos do Horácio Gonçalves continuaram apostando tudo no ataque e viriam a ser recompensados em cima do minuto 45 por intermédio de Isac, a aproveitar uma sobra na entrada da grande área para fuzilar a baliza de Frenque e fazer o 3 a 0 ao intervalo.
Na retoma da segunda metade, os “locomotivas” de Lichinga voltaram com mais iniciativa ofensiva, tentando reduzir a desvantagem e beneficiaram-se de uma grande penalidade. Na cobrança, Ivan converteu sem chance de defesa para o guarda-redes Joaquim.
Até ao apito final, o marcador não sofreu mais alterações e o Costa do Sol assume provisoriamente a liderança do Moçambola com 34 pontos, enquanto o Ferroviário de Lichinga permanece na 10ª posição da tabela classificativa com apenas 18 pontos.