Depois de cerca de quatro meses de trabalhos os clubes que vão tomar parte no Campeonato Nacional de Futebol – o Moçambola 2025 procuram formas de manter a competitividade das suas equipas enquanto aguardam pelo anunciado dia 17 de Maio, marcado pela Liga Moçambicana de Futebol para o arranque da prova máxima do futebol moçambicano. A realização de jogos amigáveis com equipas estrangeiras e com formações de escalão secundário tem ocupado parte considerável dos clubes que tomarão parte na importante competição nacional.
Por Redacção LanceMZ
Um dos exemplos de alternativa para dar rodagem às suas equipas foi o recente jogo entre as formações da Black Bulls e do Costa do Sol que colocaram de parte a sua rivalidade e uniram-se com o objectivo de dar ritmo competitivo aos seus plantéis.
A partida decorrida na Arena Lalgy terminou empatada a duas bolas e fez as delícias dos amantes dos simpatizantes das duas equipas que marcaram presença em número significativo nas bancadas, pois também estavam ávidos em querer ver a bola rolar.
Foi um duelo que aguçou o apetite dos amantes do futebol que puderam ver um pouco do que reserva a prestação das duas formações que são naturais candidatas à conquista dos principais títulos do futebol nacional.
EQUIPAS DA ESWATINI NA PARADA
Enquanto não arranca do Moçambola, as equipas da capital do país vão testando as suas capacidades diante de formações do campeonato da primeira divisão da vizinha Eswatini, tal como aconteceu nos últimos dias com o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol.
Com efeito, depois de ter ganho a Supertaça Mário Coluna Jogabets e a Liga Jogabets que marcou o início das competições ao nível da cidade de Maputo, o Ferroviário de Maputo escolheu a equipa do Manzini Sea Birds para testar as suas capacidade.
E o jogo que decorreu na tarde sábado, 29 de Março, no Campo do Afrin, a equipa orientada por Carlos Manuel saiu vitoriosa por 2-1, com os golos a serem apontados por Elias Macamo (18 minutos) e Celso Calisto (75) desempenhou que agradou a exigente claque Vata Xanisseka.
Quem também testou as suas potencialidades de um adversário do Reino da Eswatini foi o Costa do Sol que recebeu na tarde da última quinta-feira, 10 de Abril, a turma do Moneni Pirates, numa partida com o resultado de zero para cada um dos lados.
FERROVIÁRIO DE NAMPULA E DESPORTIVO DE NACALA SOLIDÁRIOS
Em Nampula, as três equipas que vão tomar parte no Moçambola, nomeadamente o Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala e o Desportivo de Nacala vao se preparando localmente realizando jogos entre si ou com equipas de divisão secundária por forma a encontrarem a divida forma física para atacar os objectivos traçados para a época.
É nessa perspectiva que o Ferroviário de Nampula e o Desportivo de Nacala estiveram frente-a-frente na última quinta-feira, 10 de Maio, em jogo em solidariedade às vítimas do ciclone Jude que afectou aquela província no primeiro trimestre deste ano de 2025.
A partida que teve lugar no Estádio 25 de Junho foi ganha pelo Ferroviário de Nampula por uma bola sem resposta, com o único golo a ser apontado por Reginaldo Faite, jogador que é um dos reforços dos “Axinenes”, depois de ter representado a União Desportiva do Songo.
Refira-se que a partida contou com a presença do Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, que se encontra de visita à aquela província nortenha do país. (LANCEMZ)