Em protesto aos elevados custos exigidos para o processo de inscrição e falta de apoio à modalidade, os clubes de Futsal Federado da Cidade de Maputo rejeitaram a filiação à Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) para a temporada 2025.
Por Redacção LanceMZ
Em causa, está a subida das taxas de filiação e inscrição que neste ano sofreram uma subida significativa. A taxa de filiação, anteriormente fixada em 3.500 meticais, subiu para 5.000 meticais, enquanto o valor da inscrição doa clubes, que antes rondava os 400 meticais, foi reajustado para 1.000 meticais.
Dos 12 clubes federados da Cidade de Maputo, 11 boicotaram a inscrição e justificaram, através de um documento dirigido a Associação que a instituição não oferece apoio suficiente para o crescimento da modalidade, tornando-se apenas uma entidade arrecadadora de fundos sem retorno real para as equipas.
Por outro lado, os dirigentes das equipas pedem transparência à direcção da entidade que rege o futebol da cidade da capital do país e defendem que deveriam ter direito a uma parte dos valores arrecadados, que por sua vez ficam sob a administração da AFCM.
De salientar que o prazo do processo de inscrição terminou no passado dia 7 de Fevereiro, sendo o Atlético de Moçambique a única formação inscrita na Associação. (LANCEMZ)