O Costa do Sol derrotou a New Vision de Pemba por 94-63 e acabou com as pretensões da equipa de Pemba em disputar o acesso às meias-finais da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, que decorre no pavilhão do Maxaquene. Agora a turma de Pemba que segue em sexto terá que vencer o Ferroviário de Nampula para disputar o quinto lugar que garante a permanência na também designada por Liga Mozal.
Por Redacção LanceMZ
Depois da derrota surpreendente frente ao Maxaquene, na quinta jornada, o Costa do Sol entrou para a sexta ronda avisada de que perante a New Vision não poderia facilitar para não ser novamente surpreendido na competição na qual detém o título, daí que os pupilos de Miguel Guambe entraram a mandar no jogo saindo do primeiro quarto a vencer por 18-11, vantagem essa que cresceu para 11 pontos ao intervalo, com o segundo quarto que registou o parcial de 22-18, a colocar o resultado em 40-29.
Depois do intervalo, os “canarinhos” continuaram a pisar no acelerador comandado a por Álvaro Manso que anotou 18 pontos e Milton Caifaz que com seus afundanços contribuiu com 19 pontos que esticaram a vantagem do Costa do Sol para 22 pontos c com 68-46 a ser o resultado no final do terceiro quarto.
Nos derradeiros 12 minutos, Maxwell Ngonga que terminou o jogo com 22 pontos e 8 ressaltos ainda procurou reduzir a desvantagem, mas a inspiração de Klaus Bunguele que contribuiu com 15 pontos permitiram ao Costa do Sol vencer a contenda por 31 pontos de diferença, 94-63.
MAXAQUENE ASSEGURA PRESENÇA NAS MEIAS-FINAIS DA LIGA MOZAL
Depois de um arranque em falso na 15ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, o Maxaquene alcançou o segundo triunfo consecutivo ao derrotar o Ferroviário de Nampula por 85-75, carimbando assim a passagem para as meias-finais da prova.
Precisando de uma vitória para manter vivas as aspirações de terminar entre as quatro primeiras posições que dão acesso às meias-finais, o Maxaquene viu Ferroviário de Nampula entrar a “todo o gás”, tendo conseguido abrir uma vantagem de 7 pontos no decorrer do primeiro quarto. Contudo, os “tricolores” foram equilibrando as contas, igualando o marcador em 23-23 ao fim dos primeiros 12 minutos do duelo.
No segundo quarto, a equipa do Maxaquene continuou a controlar o jogo. Ainda assim, os “locomotivas” da capital do norte mantiveram-se activos no jogo, mas sem ameaçar significativamente a vantagem da equipa da casa.
Na segunda etapa, Dúlio Marringue, com 17 pontos e 9 ressaltos, auxiliado por Joaquim Chume, com 13 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências, assumiram o protagonismo, conduzindo o Maxaquene a uma vantagem confortável de 22 pontos, com o placar a marcar 75-53.
Apesar do domínio do Ferroviário de Nampula no último quarto, que venceu com parciais de 22-11, foi insuficiente para evitar mais um desaire, confirmando assim a passagem dos pupilos de Horácio Martins para para as meias-finais da prova que decorre no Pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo.
LOCOMOTIVAS” DO CHIVEVE APLICAM CHAPA 100 AO MUNICIPAL DA BEIRA
Em ritmo de treino, o Ferroviário da Beira, invicto na presente edição da Liga Mozal 2024, não mediu esforços e aplicou chapa 100 ao Clube Municipal da Beira, com um resultado final de 116-54, em partida da 6ª jornada da competição.
O placar esmagador começou a ser desenhado logo no primeiro quarto, quando os “locomotivas” do Chiveve abriram uma vantagem de 22 pontos, com parciais de 33-11. Vantagem esta que se manteve até ao intervalo com o placar a marcar 53-31.
Na segunda etapa, com uma grande exibição colectiva dos comandados pelo Nilton Manheira que mais uma vez soube gerir o plantel, o Ferroviário da Beira justificou o porquê de ser o principal favorito à conquista da prova, ampliando a diferença pontual para 42.
Até ao apito final, sem precisar acelerar muito, Célio Chirome, com um duplo-duplo (16 pontos e 14 ressaltos), Elves Houana (17 pontos e 5 ressaltos) e Ayad Munguambe (14 pontos e 6 ressaltos), destacaram-se como as principais figuras do encontro, confirmando o triunfo dos “locomotivas” beirenses por 116-54.
Na próxima jornada, agendada para esta sexta-feira, 6 de Dezembro, o Ferroviário da Beira defronta o Maxaquene. Noutro encontro, o Ferroviário de Maputo medirá forças com o Costa do Sol, numa partida que definirá os cruzamentos das meias-finais, previstas para arrancar no próximo Domingo. (LANCEMZ)