O hino de Moçambique foi tocado na tarde deste domingo, 24 de Julho, no âmbito da cerimónia de boas vindas à delegação moçambicana as terras de sua majestade Rainha Isabel II vai acolher de 28 de Julho a 8 de Agosto, a XXII edição dos Jogos da Commonwealth. Foi um momento idêntico ao registado em Kuala Lumpur, na Malásia, em 1998, e Manchester, no Reino Unido, em 2002, quando Lurdes Mutola conquistou as duas únicas medalhas de ouro nos jogos da comunidade anglófona. Será prenúncio de que as medalhas estarão à caminho? É algo cuja resposta será dada a partir desta sexta-feira quando começarem os jogos.
Por Alfredo Júnior, em Birmingham
A cerimónia de recepção da Missão Moçambique aos jogos foi marcada pela apresentação de uma peça teatral com o título de “A Thousand Welcomes!” (Mil Boas Vindas) na qual é apresentada a vasta cultura de Birmingham.
Coube a antiga campeã olímpica e da Commonwealth Tessa Sanderson, na qualidade de Mayor de Birmingham, dar as boas vindas à Missão Moçambique a este evento que contará com a participação de 72 países.
Tessa Sanderson foi uma atleta de sucesso. Ela competiu em todos os Jogos Olímpicos de Verão de 1976 a 1996, ganhando a medalha de ouro no dardo nas Olimpíadas de 1984, tornando-se a segunda atleta de atletismo a competir em sem seis Olimpíadas. Ela foi a primeira mulher negra britânica a ganhar uma medalha de ouro olímpica. Nos Jogos da Commonwealth conquistou medalhas de ouro nas edições de 1978, 1986 e 1990, quando se retirou da modalidade por uma inspiração para os jovens atletas moçambicanos.
“Estou entusiasmada por os jogos da Commonwealth deram cá em Birmingham, porque amo, adoro porque vocês poderão competir encontrar várias coisas como a cultura, o entretenimento e várias razões para conhecerem a cultura da cidade e por isso saúdo-vos e dou-vos as boas vindas porque eu sou a Mayor da vossa Vila dos”, disse Tessa Sanderson.
Os atletas moçambicanos não ficaram impávidos e serenos ao ponto de juntarem-se à coreografia mostrando uns bons passos de dança misturados com a nossa boa marrabenta.
INTERCÂMBIO CULTURAL E DESPORTIVO
Na ocasião, Odete Semião, Chefe da Missão Moçambique, referiu que o país estará nesta prova representado por 15 atletas de cinco modalidades que ora além de competirem vão transmitir a mensagem dos 30 milhões de moçambicanos, assente nos princípios de de esperança, solidariedade e entre-ajuda para com todos os povos da comunidade da Commonwealth.
“Em meu nome e em nome dos 30 milhões de moçambicanos quero agradecer a cerimônia de boas vindas que nos proporcionaram e dizer que para nós é um grande prazer estar cá. Espero que os nossos atletas não apenas compitam, pois esta é uma oportunidade de partilhar a cultura, fazerem contatos ocorra a cooperação entre as Federações e que façam o nosso país ficar orgulhoso”, referiu Odete Semião.
Refira-se que o grosso da delegação Moçambicana chegou à Birmingham a 22 de Julho, depois de iniciar viagem na tarde da última quinta-feira, 21, fazendo ligação aérea em Doha, no Qatar, antes de chegar a Londres, de onde fez uma viagem de autocarro até a local dos jogos. (LANCEMZ)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todos elementos testaram negativo à COVID-19
Depois de uma viagem aérea iniciada na tarde de quinta-feira, 21 de Julho, com escala em Doha, no Qatar, a Missão Moçambique chegou a Londres na manhã de sexta-feira, 22, tendo entrado para o Reino Unido pelo aeroporto de Heathrow.
Após a recepção, a delegação de Moçambique percorreu 170 quilômetros de autocarro até a cidade de Birmingham, a sede da 22ª edição dos Jogos da Commonwealth. A Chefe da Missão de Moçambique, Odete Semião, referiu que a viagem da selecção nacional decorreu em perfeitas condições.
À chegada a Birmingham a delegação da Pérola do Índico foi conduzida ao NEC – National Exhibition Center (Centro Nacional de Exposições), local onde está instalada o comité de recepção e um laboratório ara a colecta de amostras e realização de testes de despiste da COVID-19.
O processo de acreditação e testagem da COVID-19 durou cerca de duas horas e meia, tendo no final saído os resultados que segundo o médico da Missão, Fábio da Costa revelado que todos resultados foram negativos, o que habilitou aos moçambicanos a acederem aos demais espaços dos jogos.
Moçambique está instalado no Hotel Hilton Honors de Birmingham, uma das instâncias hoteleiras usadas pelos organizadores para servir de vila dos jogos. (LANCEMZ)










