A Associação Black Bulls recebeu e venceu por uma bola sem resposta a Baía do Pemba na tarde deste domingo, 21 de Maio, no jogo a contar para a 6ª jornada do principal Campeonato futebolístico do país, o vulgo Moçambola. Foi com golo solitário de Melque que a equipa da casa conseguiu a preciosa vitória que reforça a sua liderança na prova.
Por: Redação LANCEMZ
Foi o primeiro embate de sempre entre as duas equipas, os dois treinadores, Hugo Martins e Eurico da Conceição respectivamente, colocaram suas peças e deram indicações nesta partida para entrar nas quatro linhas e sair com os três pontos.
Por um lado, a equipa da casa, queria logo cedo marcar e depois gerir o jogo, no entanto, encontrou uma equipa visitante preparada que soube bater-se de frente com o adversário que por sinal é líder do Moçambola.
A equipa que representante da província de Cabo Delgado, entrou cautelosa tendo o sector defensivo forte que não permitia com que as incursões do adversário tivessem sucesso, razão pela qual o primeiro lance de perigo tardou a aparecer.
Mas, aos 24 minutos, Jesus recebe um passe de Fidel e do interior da grande área atira por cima da linha transversal da baliza defendida por Piter. No minuto a seguir, aos 25, de fora da grande área Martinho atirou um remate rasteiro que novamente saiu desenquadrado com a baliza, o que preocupava o técnico Hugo Martins porque os seus pupilos não conseguiam acertar a baliza.
Na reação, numa situação de transição ofensiva, a equipa visitante foi até ao último reduto da equipa da casa, Litos galgou terreno e rematou forte para defesa de Ivan, naquela que foi a única oportunidade da equipa visitante. Os defesas forasteiros mostraram-se seguros, bem como o guarda-redes Piter que foi seguro entre os postes.
Entretanto, como diz a velha máxima, "água mole em pedra dura bate até que fura", a Black Bulls adiantou-se no marcador, no lance do único golo do jogo quando estavam jogados 45'+1' Hammed assiste Melque que mesmo policiado, o avançado, foi firme e com a ponta da bota atira a contar para o fundo das malhas. Com este resultado, o juiz da partida, Artur Alfinar, mandou as duas equipas recolherem para os balneários.
Na etapa complementar, os touros entraram com os objetivos de dilatar o marcador com mais situações ofensivas, mas encontraram um adversário que batia-se bem defendendo as suas redes.
Na sequência de um livre, Guidêncio testa a atenção de Ivan que foi obrigado a ter uma defesa apertada para evitar o pior.
O guarda-redes Piter é que deu muito trabalho aos avançados dos touros, Jesus remata para uma defesa incompleta do guardião baiano, Hammed na recarga não consegue bater o guarda-redes, a bola sobrou pra Melque que teve oportunidade de bisar na partida mas não foi eficaz, acabou permitindo que a defesa limpasse a área.
FALHANÇO DE GUSTAVO
O guarda-redes Piter esteve em destaque mas quase que entregava o ouro ao bandido numa saída de bola, falha o passe e entrega a bola a Victor que assistiu o brasileiro Gustavo que esteve frente a frente com o guardião mas não conseguiu converter o lance em golo, permitindo que Piter se redimisse do erro, fazendo mais uma grande defesa.
Ao cair do pano, num lance que beneficiava a Baía de Pemba em que deveria ser cobrado um livre, o árbitro da partida, olhou para o relógio e fez soar o apito final, o que causou fúria aos adeptos da equipa visitante que tiveram os nervos à flor da pele na derrotada da sua equipa por uma bola sem resposta.
Com este triunfo, a Black Bulls continua mais líder da prova com 18 pontos, seguido do Ferroviário da Beira com 13 pontos, são 5 pontos de diferença que separam o primeiro e o segundo classificado.
FICHA TÉCNICA
Campo da ABB
ARBITRAGEM : Árbitro principal: Artur Alfinar; 1° Assistente: Moreira Machava; 2° Assistente: Liberaldo Guivanga; 4° Árbitro: Francisco Gombe
BLACK BULLS: Ivan; Fidel, Danilo, Nenê, Chamboco, Martinho, Kadre (Stephen), Rume
Hammed (Gustavo), Jesus (Pepo) e Melque (Victor)
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Texeira, Celton, Horácio, Elton e Kélvio
Treinador: Hugo Martins
BAÍA DE PEMBA: Piter; Guidêncio (Nélio), Elísio, Muhate,Francis, Degree, Mbaraca (Manduca), Mimi, Litos, Gemito (Nely) e Gulamo (Nazir)
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Horácio, Quadrado e Adú
Treinador: Eurico da Conceição
"MÉRITO DOS JOGADORES", Hugo Martins