desporto mocambicano

Badminton celebrou dia da mulher moçambicana com torneio que deu a conhecer novas praticantes

  • 852

 

A dupla Terry Javier e Abigail Gabriel, em pares, e Ryka Bineesh, em singulares, foram as grandes vencedoras do Torneio 7 de Abril na modalidade de badminton que comemorou o Dia da Mulher da Moçambicana. A prova marcou a abertura da época na modalidade e contou com a participação de jovens do Orfanato Madre Maria Clara que estão a dar os primeiros passos na prática do badminton numa iniciativa de responsabilidade social da Academia Pro32.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O pavilhão da Escola Secundária Josina Machel foi o palco do torneio alusivo ao dia 7 de Abril, o dia da Mulher Moçambicana. O evento foi disputado apenas por mulheres, tanto em singulares como em pares.

 

A prova foi disputada no sistema de todos-contra-todos, sendo que a final de pares foi disputada por Ryka Bineesh e Aliza Charania  diante de Terry Javier e Abigail Gabriel. Depois de um início dominador da dupla Terry/Abigail o par Ryka/Aliza deu o seu melhor para a adiar a decisão do jogo. 

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

Numa partida que durou perto de 20 minutos, a vitória acabou por sorrir para a dupla Terry Javier e Abigail Gabriel que venceu o único set por 15/21. 

 

“Estamos felizes por nos juntar à comunidade indiana e moçambicana, estamos satisfeitas por ter conquistado o título de campeã neste fim-de-semana”, disse Terry Javier tendo a sua colega de equipa Abigail Gabriel considerado que “é uma experiência interessante de competirmos com membros de outras comunidades. Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso talento e foi uma boa competição”.

 

A final da categoria de singulares foi disputada entre  Ryka Bineesh - Neha Rafeeque, com a primeira jogadora a conseguir superar o desgaste físico pelo facto de ter disputado a final em pares. Ryka Bineesh foi superior em todos capítulos do jogo, tendo ganho a final com o parcial de 21/6.

 

“Gostei muito, pratiquei muito, quase pratiquei 5 dias por semana. Era muito difícil, mas ganhei”, disse Ryka Bineesh, jogadora que venceu o torneio badminton em singulares.

 

ACADEMIA PRO32 EM PROGRESSO

 

O evento contou com a participação das jogadoras em formação na Academia Pro32 que junta o seu projecto de captação de talentos com acções de responsabilidade social, sendo que jovens do Orfanato Madre Maria Clara a serem os primeiros beneficiários desta iniciativa. 

 

“É um torneio que vai decorrer todos os meses para as mulheres e para os homens durante os próximos 7 meses. Esta é a primeira edição e como coincidiu com o Dia da Mulher, hoje é um dia muito especial, e temos aqui as finalistas que ganharam os jogos. Também aqui temos as meninas do Orfanato Madre Maria Clara que são os futuros campeões do nosso projeto de badminton”, referiu Malcon Cruz, da Academia Pro32.

 

As novas jogadoras da modalidade mostram-se satisfeitas por integrarem este projecto de promoção do badminton. 

 

“Aprender a jogar badminton não é fácil, mas está a ser muito bom”, considerou Marlinda Mariano, opinião subscrita por Kaila Pedro que considerou que “está a ser muito bom, é uma experiência muito boa e convido a virem treinar e aprender também a jogar badminton”.  

 

“Praticando badminton está sendo muito bom porque aprendo muitas coisas e com o Sr. Malcon Cruz ensina-nos coisas boas e que nos dão mais força”, disse Isaura, enquanto a sua companheira Elisa Angelina considerou que “as regras não são difíceis e são fáceis de aprender”.

 

O Torneio 7 de Abril marcou o arranque da época 2025 na modalidade de badminton ao nível da cidade de Maputo. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .