desporto mocambicano

Atletas moçambicanos confiantes numa boa prestação em Birmingham

  • 1179

Moçambique será representado nos XXII Jogos da Commonwealth por atletas das mais variadas idades, dentre estreantes neste tipo de provas e outros mais experimentados, como é o caso das pugilistas Alcinda Panguana e Rady Gramane, que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e mais recentemente brilharam nos Mundiais de Boxe decorridos na Turquia, conquistando medalhas de prata e bronze, repectivamente. A troca de experiência entre estes atletas ganhou outra dinâmica esta terça-feira, 19 de Julho, por ocasião da despedida da Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique.

 

Por Alfredo Júnior

 

Procurar melhorar os tempos e aproximar-se aos mínimos dos Jogos Olímpicos Paris 2024 é um dos objectivos da equipa de natação que estará representada por três atletas, nomeadamente, Mathwes Lawrence, Caio Lobo e Alícia Mateus, sendo que os dois últimos revelaram que pretendem melhorar os seus tempos nesta competição.

 

VEJA A REPORRAGEM EM VIDEO

 

“A minha preparação foi boa, tive bons meses de treino especificamente para este evento, estou pronto, tenho me sentido bem nos treinos, os tempos estão bons o que é uma boa indicação para prova. O meu único objectivo é melhorar os meus tempos e darei o meu melhor para tal. Estive a treinar-me na África do Sul desde há dois anos, para preparar-me para a Commonwealth e todos os outros campeonatos que terei pela frente”, disse Caio Lobo.

 

Já Alícia Mateus referiu que “é a minha primeira vez nestes Jogos da Commonwealth estou bastante entusiasmada com esta participação e tenho estado a preparar-me para este evento. A preparação foi um pouco difícil porque o inverno chegou um pouco cedo, as piscinas estavam um pouco frias, mas superamos esses obstáculos e continuamos a treinar. O principal objectivo é melhorar as minhas marcas principalmente na prova dos 100 metros livres e 50 mariposa, mas de resto ganhar experiência e ver a evolução da natação”.

 

Na ocasião da despedida, o judo fez uma demonstração com os com três atletas que irão a Birmingham, nomeadamente Jacira Ferreira, Narciso Matos e Mauro Nassone, que referem ter   esperança de estar ao mais alto nível e representar o país da melhor forma, não descurando a disputa por medalhas.

 

VEJA A REPORTAGEM DA DESPEDIDA DA MISSÃO MOÇAMBIQUE

 

“Sinto-me pronta para o evento para representar Moçambique ao mais alto nível e da melhor forma possível. Todos temos o mesmo objectivo que passa por ir lá que passa por representar condignamente Moçambique, disputar medalhas, deixar a nossa marca Moçambique nestes jogos e estão todos confiantes que vai ser uma boa participação. A minha preparação tem sido boa, há um mês e meio estive nos Jogos Africanos em que perdi na final do bronze, voltei a casa e estive a corrigir as falhas que ocorreram neste campeonato, sinto-me optimista para os Jogos da Commonwealth tenho feito os treinos tácticos e físicos do judo e sinto-me preparada”, disse Jacira Ferreira em nome dos judocas.

 

No atletismo, o país estará representado por três atletas, nomeadamente Ancha Mandlate, Aléx Macuácuà e Édio Mussacate, no boxe para além das medalhadas no mundial estarão os pugilistas Helena Bangão, Armando Sigaúque e Tiago Muchanga, enquanto que no triatlo o representante do país será Duncan Wayness. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .