A arena da Costa do Sol na cidade de Maputo é palco desde domingo, 10 de Março, do torneio de andebol de praia, numa iniciativa da Federação Moçambicana da modalidade, com o objectivo de relançar a prática da disciplina no país.
Por Redacção LanceMZ
A prova marca também o arranque da época 2024 depois de cerca de seis meses sem actividade intramuros, sendo que irá decorrer 10 a 31 de Março, em seniores masculinos e femininos na capital.
E foi de forma animada que iniciou a prova, com jogos equilibrados e cada um dos grupos. Em masculinos para a série A, a turma do Maxaquene B derrotou a equipa da Muthemba A por 2-0, igual resultado registou-se registou no embate entre Malhangalene e Laranja Mecânica. Para a série B, o Mahotas saiu derrotado por 2-0 no confronto com Muthemba B e a formação do Maxaquene A venceu por falta de comparência do Malhangalene B.
Em femininos, a equipa da Flor de Café venceu a Laranja Mecânica por 2-0, resultado idêntico com que ao Matchedje A levou de vencida a turma das Morenas. Pela série B, o Matchedje B venceu a equipa da Muthemba A por 2-0, enquanto que no jogo mais equilibrado do dia a formação do Muthemba B venceu o Matchedje C por 2-1.
A realização desta prova é o prenúncio de uma possível incorporação do andebol de praia nos calendários desportivos da Federação Angolana de Andebol. A prática do andebol de praia, no continente africano, ganhou corpo em 2016, com a integração da África do Sul. Antes era praticada na região setentrional (norte de África), concretamente, em Marrocos, Tunísia e Egipto. Hoje, o número é maior e pode ultrapassar dezenas de países. (LANCEMZ)










