A pugilista moçambicana Alcinda Panguana, venceu a final do Torneio Internacional de Boxe-Golden Belt Series, conquistando a medalha de ouro nesta prova, fazendo com que o país saísse desta competição que decorreu em Marraquexe, no Marrocos com um total de quatro medalhas, sendo uma de ouro e três medalhas de bronze conquistadas por Helena Bagão, Rady Gramane e Yassine Nordine.
Por Alfredo Júnior
Na final da categoria dos 66-70 kg, Panguana teve pela frente a pugilista russa Anastassia Demurchian que venceu por 5-2, depois de dominar o primeiro assalto em que recolheu a pontuação máxima de dez atribu;ida por três dos cindo júris. No segundo assalto, a pugilista russa procurou equilibrar os pratos na balança, mas a moçambicana manteve-se firme na liderança do combate.
No último assalto, Panguana cumpriu à risca as instruções do treinador Lucas Sinóia, conseguindo evitar que a pugilista russa pontuasse, gerindo melhor o combate tanto em termos tácticos, quanto em termos físicos.
Ainda assim foi através de decisão dividida do júri que foi encontrada a vencedora neste combate e Alcinda Panguana acabou triunfando por pontos, ou seja, 5-2, conquistando a primeira medalha de ouro para o país neste tipo de prova recentemente introduzida pela International Boxe Association.
BRONZE PARA BAGÃO, RADY E NORDINE
Nesta competição, Helena Bagão, nos 50-52 quilogramas, terminou com a medalha de bronze após sair derrotada no combate que fez com a atleta espanhola Maria Gonzalez Caceres.
Por seu turno, Rady Gramane assegurou a medalha de bronze após perder com a pugilista do Cazaquistão Valentina Khalzova por 4-1.
Em masculinos, Yassine Nordine não foi além das meias-finais, pois saiu derrotado por 5-2 no combate que disputou frente o atleta marroquino Hamza Essad, nos 46-48 quilogramas. Nordine assegurou também a conquista da medalha de bronze para o país.
Este evento permite aos atletas somarem pontos para o Ranking da IBA que poderão ser importantes na corrida rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024. Com efeito, um primeiro lugar no Golden Belt Series equivale a 900 pontos, o segundo lugar 700, com o terceiro arrecada-se 500, com o quinto 250 e o sétimo lugar 150 pontos.
A entrada para esta competição, as moçambicanas Alcinda Panguana e Rady Gramane eram as melhores cotadas ao nível do continente africanas nas respectivas categorias, estatuto que poderão manter após a prestação nesta prova que decorre em Marraquexe. (LANCEMZ)