A pugilista Alcinda Panguana e a velejadora Deyse Nhaquile foram eleitas pelo corpo redactorial do LanceMZ como “Desportistas do Ano 2023”. O facto de terem sido as únicas a conseguirem até aqui a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 bem como a prestação nos respectivos Campeonatos Africanos nas modalidades de boxe e vela, contribuíram para esta eleição, numa avaliação que teve em conta aquilo que foi a prestação e os resultados obtidos pelos desportistas moçambicanos ao longo do ano prestes a findar.
Por Redacção LanceMZ
Ao longo dos 365 dias que compuseram o ano de 2023, o desporto moçambicano esteve em plena actividade com a realização de provas ao mais diverso nível intramuros, bem como marcado pela participação dos desportistas nacionais em várias provas internacionais à busca dos melhores resultados possíveis.
Foi nessa empreitada que Alcinda Panguana (no boxe) e Deyse Nhaquila (na vela) alcançaram resultado mais expressivo que é a qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024, um feito que é procurado por vários atletas que preparam-se ao longo de vários anos para marcarem presença na maior festa do desporto planetário.
O feito alcançado por Panguana e Nhaquile ganha maior dimensão não apenas pelo facto de serem até aqui as únicas que já garantiram a presença na Olimpíada de Paris 2024, mas também por repetirem um feito que alcançaram para os Jogos Olímpicos Tóquio-2020.
PANGUANA A PRIMEIRA A QUALIFICAR-SE
A pugilista Alcinda Panguana tornou-se, a 14 de Setembro, na primeira atleta moçambicana a apurar-se para os Jogos Olímpicos Paris 2024, ao qualificar-se para a final da prova dos 66 Kg que decorreu em Dakar, no Senegal.
Panguana venceu o combate das meias-finais diante de uma pugilista da República Democrática do Congo. Nesta categoria, as duas finalistas carimbam o passaporte para a olimpíada de Paris, na França. Refira-se que Alcinda Panguana já foi vice-campeã Mundial e é a actual campeã africana da sua categoria
NHAQUILE DOMINA MAR VERMELHO E APURA-SE PARA PARIS
A velejadora moçambicana, Deisy Nhaquila, tornou-se na segunda moçambicana a qualificar-se para os Jogos Olímpicos Paris 2024, no dia 8 de Dezembro,ao terminar em segundo lugar no Campeonato Africano de Vela, que decorreuno Mar Vermelho, na cidade de Hurgarda, Egipto.
Na prova decorrida em águas egípcias, Deisy Nhaquila conseguiu superar os desafios eterminou na segunda posição atrás de uma velejadora egípcia, numa prova em que estiveram envolvidas 11 atletas da modalidade, oriundos de seis países, tais como Argélia, Angola, Egipto, Moçambique, Marrocos e Tunísia. (LANCEMZ)










