A selecção nacional de futebol, Mambas, terminou a fase de grupos com derrotar ao perder com os Camarões por duas bolas a uma em jogo da terceira jornada do Grupo F do Campeonato Africano das Nações CAN-2025, que decorre no Marrocos. Com a derrota, a equipa mcambicana termina na terceira posição com 3 pontos e nos oitavos de final vai defrontar a Nigéria, a 5 de Janeiro, em Fez.
Por Alfredo Júnior, em Agadir
Na partida frente aos Leões Indomáveis, nesta quarta-feira, 31
Dezembro, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, fez oito alterações ao seu 11 quando comparado com o que iniciou o jogo no qual os Mambas derrotaram o Gabão por 3-2. Em campo, continuaram os jogadores Diogo Calila, Dominguez e Geny Catamo.
Os Mambas inauguraram o activo aos 23 minutos numa jogada bem elaborado por Geny Catamo que rematou rsasteiro batendo o guarda-redes camaronês que estirou-se, mas não foi a tempo de evitar o golo do valoroso jogador moçambicano.
Os Leões Indomáveis sentiram-se feridos no seu orgulho e partiram para cima dos Mambas, pressionando o sector defensivo, criando situações que causavam aflição a baliza defendida por Ivan Urubal.
E ao minuto 28 chegou o golo de empate dos Camarões que surgiu de um infortúnio do jogador Nené que na tentativa de aliviar a bola acabou chutando para o interior da baliza de Ivan Urubal que estava, entretanto, fora dos postes.
E foi com este empate a uma bola que as duas equipas recolheram ao balneário.
Depois de na etapa inicial os Mambas terem perdido a participação no jogo de Diogo Calila, mas tarde foi a vez de Nené acabar por sair lesionado, recentindo-se das mazelas que o afastaram dos primeiros dois jogos do CAN-2025. Conde lançou para o jogo jovens jogadores como Keyns Abdala e Chamito Alfândega que fizeram a suas estreias absolutas na equipa principal de a Moçambique.
Voltando ao jogo, os Camarões cresceram e continuaram a dominar a partida, tendo mais posse de bola e criando mais situações que poderiam ter resultado em golo.
Porém, só a passagem do minuto 55 é que os Leões Indomáveis lograram atingir o o que tanto procuravam com Kofane a tirar um portentoso remate e de belo efeito, com a bola a beijar o travessão da baliza de Ivan Urubal, antes de se anichar no fundo das redes.
Daí para frente o resultado não mais se alterou com os Mambas a aparecerem a espaços na grande área contrária e numa dessas ocasiões João Bonde perdeu uma grande ocasião de igualar a partida quando no interior da área do rigor acabou rematando torto e desenquadrado com a baliza.
E foi com essa resultado de duas bolas a uma que terminou a partida, com os Camarões a terminarem o Grupo F na segunda posição com 7 pontos, enquanto que a Costa do Marfim depois de fazer a reviravolta no jogo com o Gabão e vencer por 3-2 acabou arrebatando a primeira posição. (LANCEMZ)










