O Sele "/>

O Sele "/>

desporto mocambicano

Conde projecta poupanças no duelo com os Camarões

  • 181

O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, projecta fazer poupanças no 11 inicial dos Mambas para o jogo desta quarta-feira, 31 de Dezembro, frente aos Camarões para a terceira e última jornada do Grupo F do Campeonato Africano das Nações - CAN-2025 que decorre no Marrocos.

Por Alfredo Júnior, em Agadir

O facto foi avançado na conferência de imprensa de antevisão da partida e Conde afirmou que as mudanças no plantel inicial estão relacionadas com a gestão dos amarelos, visto que Moçambique conta com quatro jogadores já amarelados, com destaque para Ernan Siluane, Reinildo Mandava, Witi Quembo e Alfons Amade. 

Assim e tendo em conta que os Mambas já têm assegurado a qualificação para os oitavos-de-final o Seleccionador Nacional tenciona dar mais minutos aos jogadores até aqui menos utilizados. 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

“Hoje, sabendo que já nos qualificamos, os cartões amarelos contam sempre para o jogo seguinte. Temos que fazer a gestão da nossa equipa, minuciosamente, e também ajustar um pouco, porque temos um grupo de 25 jogadores. Alguns que já jogaram mais, outros que já jogaram menos, e vão ter a sua oportunidade para poder jogar. Mas, qualquer jogador que entrar em campo frente aos Camarões, sabe perfeitamente o que terá que fazer. A ideia está lá, o modelo é o mesmo, poderão mudar os nomes, mas de qualquer forma, a ideia, a vontade estará sempre intrínseca nesta equipa. É esta acção que todos nós temos, e não é porque conseguimos esse feito inédito que vamos relaxar. Poderá não jogar o Reinildo, mas joga o João. Poderá não jogar o Joaquim, mas joga o António. Mas joga fundamentalmente a seleção nacional. É um propósito, se estão aqui é porque têm valor, e terão a sua oportunidade também, para mostrarem que merecem estar nesta seleção, e merecem ombrear com todos aqui, lutando por uma posição”, explicou Chiquinho.

 

Para Reinildo Mandava esta gestão é benéfica para a equipa que conta com jogadores preparados para enfrentar o desafio que é defrontar os Leões Indomáveis. 

 

“A equipa é composta por 25 jogadores, cabe o míster decidir como decidir, nós temos apenas a certeza que todo aquele jogador que for escalado para representar neste jogo contra o Camarões, vai dar o seu máximo, isso como sempre tem feito pela seleção nacional, porque afinal a seleção nacional não são de 10 ou 11 jogadores, é de todo o mundo, e aquele que for para representar o país vai representar da mesma maneira. Estamos satisfeitos com todos, todo o grupo que nós temos, sabemos que é um grupo que confiamos, é um grupo forte, um grupo unido, um grupo muito coeso, e acima de tudo. Nós os mais velhos estamos sempre para dar apoio a qualquer que seja, e também receber apoio de quem que seja. De certa forma vai agradar a todos nós, e nós esperamos fazer um bom jogo, e todo mundo está feliz e satisfeito”, disse Reinildo Mandava.

 

Apesar da gestão do plantel, tanto Chiquinho Conde quanto Reinildo Mandava consideram que os Mambas entrarão em campo à busca dos três pontos. 

 

“Como treinador tenho que perceber que parar um pouco a euforia e pensar já no nosso próximo jogo. Temos agora de arranjar a melhor estratégia para jogar com a poderosa Camarões. Não vai ser um jogo fácil, não esperamos facilidades também.Vamos certamente estudar melhor o nosso adversário, para depois continuarmos a nossa caminhada com humildade, com crença, com tranquilidade, para continuarmos nessa senda das vitórias”, referiu Chiquinho Conde.

 

Por seu turno, Mandava disse que  “obviamente que nós jogamos para ganhar todos os dias. não conheço alguém que mesmo não sendo no mundo de futebol batalha todos os dias para perder. Seja com que adversidade a vida lhe propõe, mas sempre trabalha para vencer, para ser um vencedor.Nós não vamos fugir da regra, somos seres humanos, vamos com tudo para jogar para ganhar, não vamos para empatar nem para perder. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, mas já provamos que tudo é possível neste campeonato. Respeitamos que vamos jogar com uma grande equipa, mas é o mundo do futebol, tudo é possível e nós respeitamos a todos e acreditamos no nosso trabalho. Por isso é que estamos aqui hoje e pronto, vamos encarar o jogo de igual maneira para ganhar o jogo”.

Camarões - Moçambique terá lugar pelas 21 Horas de Maputo, 20 de Agadir, justamente no último dia do ano de 2025. De Agadir, Alfredo Júnior para o LanceMZ, com o patrocínio da Jogabets e da Managing Football Stars.  

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .