A selecção nacional de futebol, Mambas, alcançou um feito histórico ao derrotar o Gabão "/> A selecção nacional de futebol, Mambas, alcançou um feito histórico ao derrotar o Gabão "/>
desporto mocambicano

Mambas derrotam Gabão e alcançam primeira vitória num CAN

  • 31

A selecção nacional de futebol, Mambas, alcançou um feito histórico ao derrotar o Gabão por 3-2 em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo F do Campeonato Africano das Nações que decorre no Marrocos. Esta é a primeira vitória de Moçambique num CAN e os golos foram marcados por Faisal Bangal, Geny Catamo e Diogo Calila que se estreou a marcar com a camisola da equipa de todos nós. É um feito há muito aguardado pelos moçambicanos que se registou nesta que é a sexta participação do país na mais importante competição continental. 

Por Alfredo Júnior, em Agadir  

Os Mambas, que anteriormente estavam há 16 jogos sem vencer em competições continentais, finalmente quebraram o jejum com uma actuação impecável no Grand Stade D’Agadir e celebrada por mais de 35 milhões de habitantes.

VEJA NO NOSSO NOSSO YOUTUBE

A partida ganhou vida no final do primeiro tempo, quando Faisal Bangal abriu o placar aos 37 minutos, cabeceando para o fundo das redes um cruzamento preciso de Geny Catamo. Apenas cinco minutos depois, Moçambique ampliou a vantagem após Dominguez sofrer falta dentro da área cometida por Bruno Ecuele Manga. Geny Catamo cobrou o pênalti com frieza, mandando a bola para o canto inferior esquerdo. 

O Gabão conseguiu encontrar uma sobrevida nos acréscimos do primeiro tempo, com um golo de Pierre-Emerick Aubameyang. O veterano atacante aproveitou o ressalto após a defesa do guarda-redes Ernan Siluane a um remate inicial de Didier Ndong, consolidando o seu status como um dos jogadores mais velhos a marcar em uma edição do Campeonato Africano das Nações.

CALILA ESTREIA-SE A MARCAR

Logo após o intervalo, o ímpeto voltou para Moçambique. Aos 52 minutos, Diogo Calila subiu mais alto no centro da área para cabecear um cruzamento de Witi, mandando a bola para o fundo da rede e restabelecendo a vantagem de dois golos. 

O Gabão respondeu com uma série de mudanças táticas, introduzindo Alex Moucketou-Moussounda e Royce Openda para reforçar o ataque.

A pressão dos Panthers finalmente deu resultado aos 86 minutos, quando Moucketou-Moussounda marcou de perto após um pontapé de canto, numa jogada que antes Ernan voltou a mostrar as suas qualidades, preparando um final frenético.

Apesar das tentativas tardias de Mario Lemina e Jacques Ekomié, o guarda-redes moçambicano Ernan Siluane manteve-se firme, realizando várias defesas cruciais para proteger a vantagem.

O apito final confirmou uma conquista histórica para Moçambique, pondo fim a quase quatro décadas de espera por uma vitória na Copa Africana de Nações. (LANCEMZ)

 

FICHA TÉCNICA

GRAND ESTÁDIO DE AGADIR, AGADIR

ARBITRAGEM DE Mehrez Melki (Tunísia), auxiliado por Khalil Hassani (Tunisia) e Ahmed Taha Ibrahim (Egipto). 4° Árbitro: Mahmood Ismail (Sudão)

MOÇAMBIQUE: Ernan Siluane; Diogo Calila (Ifren Matola), Mexer Sitóe, Reinildo Mandava e Bruno Langa; Alfons Amade, Ricardo Guimarães, Dominguez Pelembe (Manuel Kambala), Witi Quembo (Gildo Vilanculos), Geny Catamo e Faisal Bangal (Fernando Chamboco)

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Ivan Urubal, Kimiss Zavala, Óscar Cherene, Chamito Alfândega, Keyns Abdala, Edmilson Dove, Stanley Ratifo e João Bonde.

TREINADOR: Chiquinho Conde

GABÃO: Mbaba, Oyono A, E.Manga, Mario Lamina, Ekomie; Poko, Ndong, Kanga; Babicka, Aubameyang e Bounga

TREINADOR: Cédric Moubamba

GOLOS: Faisal Bangal (37), Geny Catamo (42’), Diogo Calila (52’);  de Pierre-Emerick Aubameyang (45+5) e Moucketou-Moussounda (86)

 

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .